Nesta terça-feira (13), a empresa de inteligência artificial xAI, fundada por Elon Musk apresentou a sua nova IA chamada Grok-2. A atualização do modelo de linguagem traz a capacidade de gerar imagens a partir de descrições em texto, algo que não estava estava presente nas versões anteriores da plataforma.
O Grok-2 foi lançado junto com uma versão reduzida, o Grok-2 mini, ambos desenvolvidos pela xAI. Pela primeira vez, os modelos de inteligência artificial da empresa de Musk podem criar imagens baseadas em descrições textuais, graças à integração com o gerador de imagens FLUX.1, desenvolvido pela Black Forest Labs.
Essa nova funcionalidade permite que os usuários explorem a criação de imagens sem a aplicação de filtros ou limitações que são comuns em outras plataformas de IA.
Testes iniciais e feedback dos usuários
Usuários que já tiveram acesso ao Grok-2 começaram a compartilhar suas experiências e criações no X (antigo Twitter), e os primeiros testes revelam que o modelo não possui restrições para a criação de imagens de temas mais sensíveis, incluindo figuras públicas e políticas.
Em testes de benchmark, uma das versões iniciais do Grok-2 apresentou um desempenho superior ao GPT-4 e ao Claude 3.5, mas ficou atrás do ChatGPT com GPT-4o e do Gemini 1.5.
Mesmo com essas comparações, a xAI descreve o Grok-2 como um avanço significativo em relação ao Grok-1.5, especialmente em áreas como diálogos, codificação e raciocínio.
Disponibilidade e acesso
Por enquanto, o Grok-2 está disponível exclusivamente para os assinantes dos planos X Premium e X Premium+, ainda em fase de testes.