A Microsoft confirmou que encerrou a produção dos óculos de realidade mista HoloLens 2, mas seguirá oferecendo suporte ao dispositivo até 2027, permitindo que os usuários atuais continuem recebendo atualizações de software e segurança.
O dispositivo foi lançado globalmente em 2019 e chegou ao Brasil em 2023, com preços que partem de US$ 7,7 mil, aproximadamente R$ 42 mil na cotação atual.
Fim da produção
Mesmo com o fim da fabricação, a Microsoft anunciou que o HoloLens 2 continuará disponível para compra enquanto houver estoque.
Além disso, o suporte ao dispositivo está garantido até 31 de dezembro de 2027, com atualizações focadas em segurança e correções críticas de software. Já o HoloLens 1, lançado em 2016, terá seu suporte encerrado em 10 de dezembro de 2024.
Embora a empresa não tenha detalhado os motivos para a descontinuidade, especialistas apontam para a redução da equipe da divisão de realidade mista da Microsoft como um dos fatores.
Nos últimos anos, o setor passou por cortes significativos, incluindo a saída de Alex Kipman, ex-líder da divisão, em meio a denúncias de má conduta.
A falta de pessoal pode ter inviabilizado a continuidade de novos modelos, como o especulado HoloLens 3, que não deve ser lançado tão cedo.
Enquanto descontinua o HoloLens 2 no mercado comercial, a Microsoft continua desenvolvendo o HoloLens IVAS (Integrated Visual Augmentation System), voltado para o Exército dos Estados Unidos.