A Apple lançou recentemente uma atualização para o iOS e iPadOS (versões 18.0.1), corrigindo um bug que permitia a leitura em voz alta das senhas dos usuários por meio do recurso de acessibilidade VoiceOver.
O problema foi identificado no novo aplicativo “Senhas”, que foi introduzido nos dispositivos compatíveis com a nova versão do sistema operacional.
O bug permitia que o VoiceOver ignorasse as medidas de segurança e lesse as senhas salvas em voz alta, expondo informações sensíveis sem restrições.
Detalhes da vulnerabilidade
Essa falha foi classificada pela Base de Dados Nacional de Vulnerabilidades dos Estados Unidos (NVD) sob o código CVE-2024-44204. Segundo a Apple, o problema era causado por uma falha lógica dentro do sistema.
A empresa não forneceu mais detalhes sobre o funcionamento da vulnerabilidade, mas a atualização publicada no dia 3 de outubro de 2024 já resolve essa questão.
Todos os dispositivos que rodam o iOS 18 e o iPadOS 18 foram afetados por essa falha. A lista inclui diversos modelos de iPhone e iPad, como:
- iPhone X, iPhone 11, 12, 13, 14, 15 e 16, incluindo as versões Mini, Pro e Pro Max;
- iPhone SE (2020 e 2022);
- iPads Pro, Air e Mini de diversas gerações.
Atualização recomendada
Os usuários desses dispositivos são fortemente recomendados a atualizarem seus sistemas o quanto antes, seguindo o caminho: Ajustes > Geral > Atualizações de Software.