A Qualcomm anunciou o cancelamento do lançamento de seu mini PC equipado com o processador Snapdragon X Elite, uma máquina desenvolvida especialmente para desenvolvedores. O dispositivo tinha seu lançamento inicialmente previsto para junho de 2024, mas enfrentou vários adiamentos até o anúncio oficial de cancelamento.
O que aconteceu com o projeto?
O mini PC da Qualcomm foi apresentado durante o evento Microsoft Build, em maio deste ano, com a promessa de oferecer uma plataforma robusta para testes e desenvolvimento.
No entanto, uma das principais suspeitas para o cancelamento está relacionada a uma falha no HDMI.
Análises anteriores mostraram que o hardware contava com componentes para suporte à porta HDMI, mas a funcionalidade estava desativada, o que levou a especulações de que o componente não passou nos testes da FCC (Comissão Federal de Comunicações dos EUA).
Algumas unidades do mini PC foram enviadas para desenvolvedores em caráter de teste, mas a Qualcomm se comprometeu a reembolsar todos aqueles que compraram o dispositivo, mas ainda não o receberam.
Para os que já têm o produto em mãos, a empresa afirmou que enviaria um adaptador USB-C para HDMI, já que a porta HDMI embutida permaneceria desativada.
O cancelamento é considerado um revés, especialmente para os desenvolvedores que aguardavam o dispositivo como uma ferramenta de trabalho.