Digital Foundry aponta: GTA 6 deve rodar a 30 fps e não chegará ao Nintendo Switch 2

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A equipe do Digital Foundry divulgou nesta semana um estudo detalhado sobre o desempenho de GTA 6, com base no segundo trailer oficial do jogo.

Segundo os especialistas, o novo título da Rockstar Games deve rodar a 30 quadros por segundo (fps) nos consoles da geração atual, e provavelmente não será lançado para o futuro Nintendo Switch 2.

A avaliação destaca o grau de complexidade gráfica do jogo, que inclui ray tracing em tempo real, iluminação global avançada e outros recursos visuais de última geração. Essas características colocam o título entre os mais ambiciosos da geração, mas também impõem restrições importantes em relação à performance e compatibilidade com alguns dispositivos.

Visual em 30 fps pode ser a meta principal

De acordo com o analista Alex Battaglia, é improvável que GTA 6 atinja 60 fps nos consoles atuais, especialmente por conta do peso das simulações em mundo aberto e das limitações de CPU.

Assim como ocorreu com Red Dead Redemption 2, a Rockstar pode optar por travar a taxa de quadros em 30 fps como estratégia para manter estabilidade e qualidade gráfica constante.

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O Digital Foundry menciona a possibilidade de modos alternativos, como VRR (frequência de atualização variável) ou até 40 fps, mas trata a meta de 60 fps como um desafio até mesmo para um futuro PlayStation 5 Pro, caso não haja avanços significativos no processamento.

Switch 2 deve ficar de fora do lançamento

O relatório técnico também aponta que o Nintendo Switch 2, ainda não lançado, provavelmente não terá capacidade suficiente para rodar GTA 6 com desempenho aceitável. Segundo o especialista Oliver Mackenzie, mesmo que o jogo fosse adaptado com cortes significativos de efeitos visuais, a CPU do console seria um gargalo importante para um mundo tão dinâmico e detalhado.

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A análise sugere que a Rockstar dificilmente investiria em uma versão com esse nível de comprometimento técnico, o que praticamente exclui o novo hardware da Nintendo da lista de plataformas que devem receber o game.

Além do Switch 2, o estudo indica que portáteis como o Steam Deck e o ROG Ally X também podem ter dificuldades para rodar GTA 6. Mesmo com boas GPUs, a limitação no poder de processamento central (CPU) desses aparelhos deve impedir uma experiência fluida e estável com o novo título.

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Apesar disso, a versão para Xbox Series S, já confirmada pela Rockstar, será otimizada especificamente para o console — o que indica que a desenvolvedora está se preparando para lidar com variações de desempenho mesmo dentro da geração atual.

Um dos jogos mais exigentes da geração

Para o Digital Foundry, GTA 6 tem potencial para se tornar um marco técnico da geração, tanto pela sua ambição gráfica quanto pela complexidade de seu mundo aberto.

Mas esse nível de exigência significa que o jogo será pensado para consoles de mesa com hardware robusto, deixando de fora os dispositivos portáteis mais modestos — pelo menos no lançamento.