A Motorola abriu ontem (21) as inscrições para usuários interessados em participar dos testes iniciais do Android 16 no Brasil.
A ação é voltada para donos de alguns modelos da linha Edge, e os testes ocorrerão por meio do programa oficial da Comunidade Motorola, em parceria com o programa de testes MFN (Motorola Feedback Network).
Quais aparelhos são elegíveis para o teste?
A oportunidade de testar o Android 16 está disponível, neste momento, para usuários dos seguintes modelos:
- Motorola Edge 50 Fusion
- Motorola Edge 50 Pro
- Motorola Edge 60
- Motorola Edge 60 Fusion
A fabricante não revelou se outros modelos serão incluídos futuramente, nem se haverá fases adicionais de testes.

Para se candidatar, é necessário cumprir alguns requisitos específicos definidos pela Motorola. Veja abaixo o que é preciso:
- Estar registrado na Comunidade Motorola, plataforma oficial de relacionamento da marca com os usuários;
- Atualizar o perfil na comunidade com o número de IMEI ou número de série (SN) do dispositivo;
- Ativar o MFN do aparelho no perfil cadastrado;
- Manter o dispositivo atualizado com a versão de software mais recente liberada oficialmente.
A inscrição deve ser feita diretamente no site da Comunidade Motorola, acessando a página específica do modelo correspondente ao seu celular.
A Motorola informou que nem todos os inscritos serão selecionados. A escolha dos participantes será feita após uma análise dos dados enviados. Os usuários que forem escolhidos para integrar o grupo de testes receberão uma notificação por e-mail, assim que a fabricante liberar a versão de teste.
Até o momento, não há uma data exata para o início dos testes, mas a expectativa é que a versão beta do Android 16 seja liberada pelo Google em junho, o que indica que o cronograma da Motorola poderá seguir essa mesma janela.