NotíciasTecnologia

O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

A internet 4G trouxe uma nova tecnologia aos dispositivos móveis: a VoLTE. Atualmente ela está presente na maioria dos smartphones 4G. Entretanto, muitos usuários não sabem do que se trata, nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre esse recurso e ajudá-lo a entender como ele é importante.

O que é, e para que serve?

A VoLTE ou Voice Over LTE (voz sobre LTE), tem por objetivo melhorar a qualidade das ligações realizadas durante a conexão 4G.

Tanto a internet 3G e 4G, quanto as chamadas de voz precisam utilizar diferentes redes e protocolos para funcionar.

No caso da internet 3G e 4G, as redes utilizadas são a HSPA e a LTE. Já para as chamadas de voz são usadas as redes GSM e WCDMA.

4G LTE VoLTE
As chamadas de voz feitas com a tecnologia VoLTE são feitas através da internet 4G e reconhecidas como dados de navegação. (Foto: Divulgação)

Agora em relação à VoLTE as coisas ficam um pouco diferentes. Com essa tecnologia, cada chamada por voz realizada através da internet 4G é reconhecida como dados de navegação. Dessa forma, a chamada não precisa passar pelas redes GSM ou HSPA, pois ficará a cargo da rede LTE.

Mas qual a vantagem disso? Basicamente ao passar pela rede 4G LTE, as ligações contam com mais velocidade e estabilidade.

Além disso, como as chamadas são realizadas pela internet, não há gastos no plano do celular ou em taxas de longa distância. Há também a opção de utilizar o VoLTE em chamadas via Wi-Fi.

Ligações feitas pela rede 4G LTE (VoLTE) são mais estáveis.
As ligações feitas pela rede 4G LTE (VoLTE) são mais velozes e estáveis. (Foto: Divulgação)

É importante destacar que mesmo sem o 4G ou o VoLTE, é possível fazer chamadas de voz pela internet com a rede 3G ou Wi-Fi. Contudo a qualidade da ligação pode não ser tão boa, já que isso vai depender do sinal.

Além de tudo as chamadas de voz por VoLTE só poderão ser realizadas se ambos os smartphones possuírem essa tecnologia. Caso contrário, a rede utilizada será a 3G.

Quais smartphones possuem o VoLTE?

Já que falamos em smartphones, entramos em uma outra questão: todos os smartphones 4G são compatíveis com a tecnologia VoLTE? A respostá é não.

Vale mencionar que a internet 4G não foi desenvolvida para funcionar com voz, já que seu foco era apenas a transferências de dados. Algum tempo após sua chegada, surgiu o padrão VoLTE e aí as coisas mudaram.

smartphones 4G VoLTE
Atualmente, a grande maioria dos celulares 4G são compatíveis com a tecnologia VoLTE. (Foto: Divulgação)

A tecnologia VoLTE não é uma novidade e já está no mercado há alguns anos, por isso a maior parte dos smartphones 4G já contam com ela.

Mas caso você queira conferir se o seu smartphone é compatível ou queira ativar o VoLTE, basta ir em Configurações > Conexões > Rede Móvel, então verifique se a opção VoLTE já está ativada.

Toda operadora é compatível com o VoLTE?

Nem toda operadora é compatível com a tecnologia VoLTE no Brasil, e as que são compatíveis não fazem uma cobertura total no país.

Tim possui cobertura VoLTE no Brasil.
A TIM possui cobertura 4G LTE no Brasil, e continua expandindo sua rede. (Foto: Divulgação)

Atualmente, há apenas duas operadoras capazes de oferecer a tecnologia no Brasil, são elas a Vivo e a TIM. Contudo, a Claro também está começando a testar a tecnologia por aqui.

Para que a tecnologia VoLTE possa ser utilizada em uma cidade é preciso que o sinal de TV analógica tenha sido desativado. Afinal de contas, o sinal analógico usa a mesma frequência, além de que também é necessário sinal de internet 4G.

Dessa forma, mesmo que seu smartphone tenha suporte ao recurso, será necessário entrar em contato com a sua operadora para checar se a sua região é compatível com esse serviço.

No caso da TIM, ela disponibiliza uma lista online das cidades que já contam com suporte à essa tecnologia, para conferir acesse esse link.

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Ele é um profissional da área de gerenciamento e criação de web sites na internet.
    Posts Relacionados
    ComparativosNotíciasSmartphones

    Galaxy Note 10+ Vs. Google Pixel 4: Comparando especificações e preços

    Notícias

    Pixel 4: Google explica falta de suporte a gravação de vídeos 4K a 60 fps

    GamesNotícias

    Nintendo Switch: Console é o mais vendido dos EUA pelo 10º mês seguido

    NotíciasSmartphones

    Os 5 melhores smartphones premium para comprar em 2019

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *