Notícias

Play Store lança ferramentas para simplificar análises de apps e jogos

Google Play Store imagem.

Se você é um daqueles usuários que não gosta de avaliar os aplicativos e games que baixou através da Play Store, vai gostar de saber que a Google liberou uma ferramenta que vai simplificar esse processo.

Bem, quando alguém baixa algum aplicativo através da loja da gigante das buscas, pode avaliá-lo dando uma nota e deixando um comentário, seja ele um elogio, uma reclamação ou qualquer outro feedback.

No entanto esse processo não é muito agradável, uma vez que quando aceitamos realizar a avaliação, somos direcionados à uma página fora do app ou game em que estamos, para então o avaliarmos na Play Store.

O caso fica ainda mais complicado se você quer editar um comentário, porque eles não ficam em um local centralizado. O Google percebeu o problema e está buscando soluções para ele.

Captura de tela recurso de caixa de diálogo para avaliação de aplicativos da Play Store.
A caixa de diálogo para avaliação dos aplicativos ainda não está disponível em todos os aplicativos.

Uma das soluções encontradas para facilitar a avaliação na Play Store já está disponível para alguns usuários, mas está em fase de testes, trata-se de uma caixa de diálogo de revisão no aplicativo.

Essa ferramenta é muito bem vinda, pois com ela o usuário pode deixar um comentário sobre o aplicativo diretamente através dele, da mesma forma que é aberta uma janela de compra.

Seção Avaliações

Outra novidade é a seção “Avaliações”, que também está sendo testada e já está disponível para vários usuários.

Ao acessar a seção “Meus apps e jogos” na Play Store, na guia “Instalado”, o usuário vai encontrar uma nova seção chamada “Avaliações”, e ao acessá-la terá duas guias: “Sem avaliação” e “Publicado”.

Captura de tela do novo recurso "Avaliações" liberado pelo Google para a Play Store.
A nova seção “Avaliações” traz as opções “Sem avaliação” e “Publicado”, permitindo que o usuário tenha maior controle das classificações.

Os nomes por si só já são bem óbvios. A primeira das opções, “Sem avaliação”, vai exibir a lista de apps que o usuário ainda não avaliou, e o usuário poderá facilmente atribuir a classificação por estrelas e escrever o comentário que desejar.

A segunda opção, “Publicado”, vai exibir todos os comentários e classificações por estrela que o usuário já atribuiu anteriormente na Play Store, e eles também poderão ser editados com facilidade.

Vale ressaltar que a atualização é liberada pela companhia em lotes, e ainda pode levar algum tempo até que todos os usuários sejam contemplados.

E aí, o que achou das novas ferramentas liberadas pelo Google? Comente!

Fonte: Android Police

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Notícias

    Google Camera: Versão 7.3 traz modo Não Perturbe e vídeos à 24 fps

    Notícias

    Galaxy S20 - Veja as capas de proteção dos smartphones da linha

    Notícias

    Galaxy Buds+ será gratuito na pré-venda do Galaxy S20 Plus e S20 Ultra

    Notícias

    VLC beta ganha modo PiP para Chrome OS em nova atualização