GamesReviews

PS4, Wii U e Xbox One, já escolheu o seu?

É sabido por todos os fãs de videogames que a 8° geração dos consoles de mesa irá enfrentar uma luta que há anos era considerada uma utopia, a batalha contra os smartphones e tablets, conseguirão os consoles sobreviver? E qual deles irá
prevalecer durante o “próximo round?”

Muito se tem discutido sobre jogar videogame, afinal, foi-se o tempo em que esses nobres aparelhos serviam apenas para jogar, pois, hoje em dia as empresas parecem estar muito mais preocupadas em prender os usuários aos consoles através de conteúdos multimídia do que pelos seus jogos… Não que poder ver um filme no PS2 não fosse uma coisa útil e prática, no entanto, tais recursos aumentam, e muito, o preço dos consoles.

Mas, por que o PS3, Xbox 360 e Wii não tinham muitos recursos de 8° geração sendo que tinham potencial para tal? O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, se posicionou em relação a isso em entrevista cedida ao site kotaku “Achamos que as pessoas já têm dispositivos que são capazes de reproduzir DVDs e Blu-Ray, de forma que não haveria justificativa para os custos envolvidos na inclusão dessas funções no Wii U, levando em consideração as patentes relacionadas a essas tecnologias” estas foram as palavras do presidente Iwata em relação ao Wii e novamente quando foi questionado sobre os recursos do Wii e ele frisou isso novamente com o Wii U.

De fato, a inclusão de tais tecnologias nos consoles custa caro e as empresas não vão querer vender seus consoles sem levar tais recursos em mente, porém, precisamos mesmo de netfilix no Wii U? De leitores de DVD?  Ou outros recursos atrelados como reprodutor de mp3? Creio que não, ademais, foi-se o tempo em que as pessoas não tinham esses recursos em suas casas, todavia, as empresas insistem em colocar vários produtos nos consoles os levando a preços exorbitantes como os 2.200, 00 R$sugeridos pela Microsoft para a venda do Xbox One no Brasil, que segundo a empresa será lançado no país ainda em 2013.

Controle do novo Xbox (foto: techguru)

Controle do novo Xbox (foto: techguru)

A Microsoft utilizou tecnologia de ponta na criação do seu novo console, porém, a E3 mais decepcionou os fãs do que motivou, pois, as propostas da Microsoft de deixar o controle conectado na rede com a câmera ligada o tempo todo foi um balde de água fria, afinal, já pensou que estranho ter receio de ir na sua própria sala e alguém estar lhe filmando? No entanto, a Microsoft voltou atrás e mudou algumas políticas do novo console.

Os jogos mostrados para o novo Xbox estão espetaculares, como o belo Forza 5  – exclusivo da plataforma – que promete mudar nosso modo de jogar games de corrida.


 Trailer de anúncio do Forza 5

Não ficando atrás a Sony fez sua apresentação logo após sua concorrente e deixou muitos de queixo caído pelas quase infintas vantagens e possibilidades do PS4.

PS4 console

Com a aparência duramente criticada pelos gamers o PS4 nos ensina novamente a não julgar pelo que vemos (foto: rockntech)

Este console acima é o PS4, sua aparência foi motivo de chacota entre gamers, porém, a potência e qualidade dele fizeram os fãs mudar de ideia sobre o console que tem capacidade de rodar jogos viastreaming em HD 1080.

O que é streaming? É a tecnologia que permite ver algo enquanto carrega, similar ao vídeos do youtube que podem ser visualizados bem antes de terminar de serem carregados, neste ínterim, o que a Sony promete é que ao baixar um jogo você poderá começar a jogar assim que começar o download, claro que quanto melhor for seu serviço de internet,  menores serão as chances de ter “pausas” durante o download para que mais seja baixado antes que possa voltar a jogar.

O console será lançado ainda em 2013 no Brasil e a Sony deseja que ele custe menos de 1.000, 00 R$ no Brasil.

Dentre os jogos exclusivos mostrados pela empresa um que animou muitas pessoas foi Infamous: The Second Son

Trailer de anúncio do esperado Infamous: Second Son

O rpg  Kingdom Hearts III foi uma das jogadas da empresa para demonstrar o poderio dessa nova geração e também o antigo projeto Final Fantay Versus XIII, que muitos achavam ter sido abandonado,  foi renomeado para Final Fantasy XV e será o próximo título da franquia que assim como Kingdom Hearts 3 será lançado para Xbox One e PS4.

Em relação ao console da Nintendo, um dos criadores das franquia, Tetsuya Nomura, declarou que Kingdom Hearts  III e Final Fantasy XV não serão lançado no Wii U devido a falta de suporte ao Direct X 11 no console.

Você pode até não gostar de Final Fantasy ou rpgs, mas certamente vai “babar” quando ver os gráficos da gameplay desse game.

Mas e quanto ao criticado novo console da Nintendo? Ele é ruim?

O console e gamepad - um dos três controles do Wii U (foto: engadget)

O console e gamepad – um dos três controles do Wii U (foto: engadget)

Muita confusão se tem feito a respeito do Wii U, pois, muitos acham que é apenas um acessório do Wii, no entanto, não é um periférico novo e sim um console novo que herdou algumas coisas do Wii como a probabilidade do uso de outros controles para a imersão no jogo. Este controle da imagem permite que você jogue nele enquanto alguém assiste tv, que você jogue na tv e um amigo use o controle para que a tela não seja dividida ao meio e também usar a segunda tela para ter acesso a menus dos jogos ou mapas, confuso? Talvez um pouco.

O Wii U (e Wii) além do wiimote e nunchuck possuem controles “normais” para quem prefere o modo clássico de se jogar e você, caro internauta, pode ver os controles mais comuns na imagem abaixo.

Controles do Wii

Os controles do Wii (U) Qual usar é uma questão de gosto (foto: divulgação)

Estes brancos da esquerda são conhecidos como Wiimote e Nunchuk (o nunchuck é o analógico) e prometem maior imersão nos games, os da direita são os modelos clássicos – o preto é exclusivo do Wii U e se chama Pro Controller.

De fato tantos “bat” periféricos do Wii U podem confundir e muito os jogadores que não estão habituados a consoles de movimento, neste ínterim, felizmente não é difícil de se habituar aos controles desenvolvidos pela Nintendo e com pouco tempo de uso dificilmente alguém quer larga-los.

Para ilustrar melhor o uso do nunchuk + wiimote confira o trailer de um game do Wii (e não Wii U, pois, este jogo foi lançado em 2011)


Trailer de anúncio do game Red Steel 2 de Wii.

No game acima (Red Steel 2) é possível lutar simultaneamente com espadas e armas
para isso basta apontar para a tela e apertar B (o gatilho) para atirar ou  se  preferir apenas sacudir a mão basta para utilizar a espada (os controles são precisos e vão imitar qualquer movimento que sua mão fizer).

Mas, não pense que o Wii U só tem Mario ou jogos de qualidade gráfica inferior aos concorrentes, pois, ele também possui jogos de qualidade excelente e um dos exclusivos até já tem comparações gráficas com Final Fantasy 15, trata-se do game X.


Com gráficos em HD 1080 X é um rpg exclusivo de Wii U

Embora a Nintendo tenha prometido lançar o Wii U no Brasil ainda esse ano nada foi dito em relação ao preço.

Para facilitar a escolha sobre qual console obter por que não analisa uma tabela sobre eles?

                   -Xbox One-              –PS4 –                       –Wii U-

ProcessadorAMD JaguarAMD JaguarIBM PowerPC
Memória8 GB DDR38 GB DDR52 GB DDR3
Armazenamento500 GB500 GB8 GB/32 GB (Flash)
RetrocompatibilidadeNão disponívelApenas pela NuvemSim, com o Wii
MídiaBluRayBluRayPatente própria

Jogos de cada plataforma(Xbox One, Ps4 e Wii U respectivamente)

Exclusivos13931
Aventura/ação em primeira pessoa11104
Aventura/ação em primeira pessoa/plataforma101142
Survival horror241
Musical/coletânea de minigames/fitness4115
Esporte754
Corrida/simulador746
RPG/MMO996
Sandbox/puzzle/estratégia2314
Luta112
Indie21423

(fonte das duas tabelas: IG)

É plausível que muitos já tenham escolhido qual console adquirir, porém, um “inimigo” dos consoles de mesa vem criando cada vez mais forças, trata-se dos smartphones e tablets e a potência desses é  forte o bastante para colocar muitos consoles no chinelo.

Dúvida? Já viu o que o Galaxy 4 é capaz de fazer?

Gostou do Post? Curta nossa página, comente, aponte erros, interaja, pois sua participação é importante para nós ;)

Jean Fernandes – Equipe MobileBit

Fontes: Nintendo EverythingUol e IG

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Games

    Final Fantasy VII Remake e Vingadores tem o seu lançamento adiado

    Games

    PS Plus: Trilogia Uncharted e Goat Simulator gratuitos em janeiro

    Games

    Darksiders 1, 2 e Steep estão gratuitos na Epic Games Store

    Games

    Call of Duty: Modern Warfare ganha modo "Recon: Grind"