Reviews

Review do ASUS Zenfone 5 (2018): Inteligência artificial e custo benefício

ASUS sempre puxa a atenção para si com os seus lançamentos no segundo semestre. E agora a marca está de volta com o novo Zenfone 5 na #backto5.

Como já é de costume a empresa enviou para a nossa equipe testar esse incrível smartphone, e nos últimos dias utilizamos o dispositivo para trazer informações completas e detalhadas para você através dessa análise.

Nesse Review você terá a chance de descobrir se o Zenfone 5 é a escolha perfeita, ou não.

Zenfone 5 – Preço e Disponibilidade

O smartphone chega em dois modelos:

  • Zenfone 5 (64 GB): R$ 1.999
  • Zenfone 5 (128 GB): R$ 2.249

Zenfone 5 – O que vem na caixa

Isso é o que vem na caixa do Zenfone 5 2018:

Zenfone 5 2018 - O que vem na caixa
Esse é o conteúdo que vem na caixa do Zenfone 5 2018. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Zenfone 5 – Design e Construção

Anteriormente o Zenfone 4 foi lançado em vidro e metal de uma forma bem elegante. E como já era de se esperar tivemos uma evolução e um amadurecimento nessa nova geração.

O Zenfone 5Z e o Zenfone 5 compartilham a mesma construção. Temos o USB Tipo C e a entrada P2 no canto inferior, a empresa não seguiu a tendência de algumas fabricantes de remover a entrada para o fone de ouvido e particularmente isso me deixou bem aliviado.

Zenfone 5 2018 - USB e auto falantes
USB Tipo C e a entrada para os fones de ouvido do Zenfone 5. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

A parte frontal do Zenfone 5 vem com vidro curvo nos cantos. Temos uma tela de 6,2 polegadas Super IPS+ com proporção de 19:9 e no topo a presença do notch, que divide opiniões.

Eu particularmente gostei bastante do notch, mas vou comentar mais sobre ele quando falarmos especificamente sobre a tela. O aproveitamento de 90% e as intersecções de vidro e alumínio são perfeitos.

Zenfone 5 2018 - visual frontal
Esse é o notch do Zenfone 5 2018 na parte frontal. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Falando um pouco sobre a parte de trás, temos a traseira de vidro com os círculos concêntricos. A posição da câmera traseira dupla também é ótima, localizada no canto superior esquerdo.

O sensor de digitais está localizado na parte superior central, eu não gostei desse posicionamento, mas até que venham as mudanças nesse aspecto teremos que aceitar essa alteração.

Zenfone 5 – A Tela e sua qualidade

O smartphone vem com uma tela de 6,2 polegadas Super IPS+ com resolução Full HD de 2246 x 1080 pixels. Temos cores vívidas, uma ótima nitidez e um contraste bem equilibrado, apesar de que se a resolução da tela fosse 2K seria bem melhor.

Mas ai entra o ponto da proposta do aparelho que é ser um smartphone custo benefício, então deixaremos esse ponto passar, ponto para a ASUS!

Durante o uso não tive problemas com reflexos da luz solar ou relacionado a reprodução das cores. O brilho da tela é muito agradável e ela se saí muito bem quando é exposta a luz solar.

Zenfone 5 2018 - modo tela cheia
O modo de tela cheia no Zenfone 5. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

E o notch? Existem seus aspectos positivos e também os negativos. Alguns ícones de notificação ficam ocultos, mas quando você toca em uma das laterais do entalhe, é possível exibir as informações restantes.

Agora se você não gosta do notch de forma alguma, também existe a opção para ocultar o entalhe. Basta ir em “Configurações > Tela” e então selecionar “Ocultar recorte”.

Zenfone 5 2018 - Tela Full HD
A qualidade da tela do Zenfone 5 é excelente. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Na opção padrão, quando você coloca o Zenfone 5 na horizontal e abre jogos ou vídeos, as laterias do notch escurecem para oferecer uma experiência melhor.

Zenfone 5 2018 - Ocultar recorte
Configuração para ocultar o recorte no smartphone. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Mas se você deseja que o entalhe continue aparecendo, também existe uma opção para manter a sua preferência.

Zenfone 5 – Software

O Zenfone 5 chega com o Android 8.0 Oreo sob a ZenUI 5.0 e sabemos que o dispositivo vai receber o Android 9 Pie.

Na distribuição das atualizações, a ASUS se tornou uma das empresas mais comprometidas em liberar os updates para os seus smartphones.

Temos novos recursos presentes na interface e a ZenUI está com uma interface mais limpa, intuitiva e que não abandonou as suas origens (ZenMotion, Recursos por Toque, entre outros).

Zenfone 5 2018 - ZenUI 5.0
A ASUS não abandonou as suas origens e continua mantendo esses recursos uteis no Zenfone 5. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

A ZenMotion em especial traz configurações bem úteis como desativar e ativar a tela com dois toques, atender ligações automaticamente ao colocar o telefone no ouvido, entre outros.

Pontos que precisavam ser traduzidos foram corrigidos pela fabricante antes do lançamento e agora é possível cadastrar o rosto para o desbloqueio do smartphone.

Zenfone 5 2018 - ZenUI 5.0
Mais algumas opções da ZenUI 5.0 no Zenfone 5. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Na parte da biometria também podemos cadastrar diversas opções. Além de recursos importantes como reprogramar ou reorganizar os botões, ações de emergência, economizador de energia, opções para personalizar e calibrar a tela.

Houve uma redução dos aplicativos pré-instalados, mas ainda acho que a empresa deveria permitir a desinstalação completa dos apps de redes sociais.

Falando a respeito dos aplicativos da ASUS, eles ainda estão lá mesmo que em número menor. Mas apenas os apps úteis permaneceram: Gerenciador de Arquivos, Gravador de Voz, o aplicativo do clima, etc.

Zenfone 5 2018 - ZenUI 5.0 recursos
Esses são recursos importantes presentes na ZenUI. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

O Twin Apps e o Game Genie continuam bem populares. O primeiro permite que você tenha duas contas no Facebook, Instagram e no WhatsApp, rodando de uma forma separada no mesmo smartphone.

Já o segundo melhora a experiência em jogos através de algumas pré-definições, ótimo para quem gosta de fazer gameplay por streaming. Você pode criar um perfil e uma barra de controle com os jogos selecionados.

Zenfone 5 – Inteligência Artificial

Uma das melhores novidades dentro do Zenfone 5 são os recursos de inteligência artificial, e pelo visto isso é apenas um pouco do que a empresa quer desenvolver no futuro.

Essas funcionalidades melhoram a experiência de uso, aumentam a durabilidade do smartphone e se tornam um diferencial importante.

Zenfone 5 2018 - Inteligência artificial
Esses são os recursos de inteligência artificial presentes no Zenfone 5. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

E até o momento de escrita desse artigo existem cinco opções: OptiFlex, Sugerir aplicativos, Carga por IA, Tela Inteligente ativada e Toque de IA.

Zenfone 5 – OptiFlex

Zenfone 5 2018 - OptiFlex
O OptiFlex é um recurso importante que otimiza o desempenho do Zenfone 5. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Esse recurso em especial não existe muito o que falar, ele acelera o lançamento ou o carregamento das aplicações mais usadas pelo usuário. De modo geral, ele acaba passando despercebido pelos usuários no uso diário, mas ainda assim é muito importante.

Zenfone 5 – Sugerir Aplicativos

Zenfone 5 2018 - Sugerir Aplicativos
Opção do Sugerir Aplicativos na ZenUI 5.0. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Essa opção como o próprio nome diz, sugere aplicativos mais usados e os apps e games relacionados. Por ser baseada em uso do software, ela é descrita pela ASUS como IA.

Zenfone 5 – Carga por IA

Um dos recursos que eu mais gostei no Zenfone 5 foi o Carga por IA. Ele analisa os ciclos de carregamento de bateria do smartphone, o período em que é necessário mais carga e também o horário médio de carregamento.

Com base nessas informações o software se prepara para uma carga rápida ou uma carga que dê tempo para o usuário utilizar o dispositivo.

Zenfone 5 2018 - Carregamento por AI
Essa foi uma das coisas que mais me surpreendeu no Zenfone 5. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

No modo tradicional eu percebi que na parte da manhã e da tarde o smartphone carregava rapidamente, já a noite demorava um pouco mais.

O software limita a entrada de energia do carregamento dependendo da situação, e você ainda pode programar o horário (normalmente a noite) em que o dispositivo estará carregando, e isso melhora e MUITO a vida útil do Zenfone 5.

Zenfone 5 – Tela Inteligente ativada

O recurso de tela inteligente também é excelente. Em relação a como funciona não existe muito o que explanar, enquanto você tiver olhando para a tela do smartphone ela não vai desligar.

Zenfone 5 2018 - Tela inteligente ativada
Essa função vai evitar que o usuário tenha que ficar alterando a preferência da tela a todo momento. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

É um ótimo recurso para quem costuma deixar a configuração do tempo em 30 segundos para melhorar a duração de bateria, mas não quer ficar toda hora ajustando nas configurações.

Zenfone 5 – Toque de IA

Já o toque por IA foi o segundo recurso que eu achei mais legal dentre todas essas novidades IA. Ele ajusta o volume do dispositivo (e também o da chamada) de acordo com o ruído do ambiente.

Em ligações em que o ambiente está com muito barulho, em algumas ocasiões o Zenfone 5 ajustou o volume para o máximo. Já em um quarto silencioso, o ajuste do volume geral foi bem reduzido.

Zenfone 5 2018 - Toque de IA
O toque de IA também foi uma das novas funções que eu mais gostei. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Se você assim como eu gosta de ficar ajustando os volumes, vai gostar de saber que o recurso foi desenvolvido pensando nessas necessidades.

Mas para usar esse e os outros recursos IA é necessário ativação, por isso vá em Configurações > Avançado e Recursos de IA.

Zenfone 5 – Performance/Desempenho

Chegamos no ponto que é considerado o mais interessante e chamativo na hora de comprar um novo smartphone: o Desempenho.

O Zenfone 5 vem com o processador Qualcomm Snapdragon 636 64 bits octa-core de até 1.8 GHz, 4 GB de memória RAM e versões com 64 GB e 128 GB de armazenamento interno.

A versão enviada pelo pessoal da ASUS para nós do Mobile Bit vem com 128 GB, e é essa a versão que estamos testando. E também vale ressaltar que o Zenfone 5Z vem com o processador Snapdragon 845.

A ASUS desenvolveu algorítimos baseados em inteligência artificial para melhorar o desempenho (o AI Boost). Para habilitar basta ir na barra de acesso rápido.

Zenfone 5 2018 - Performance
O Zenfone 5 tem um ótimo desempenho, mas nada fora do comum. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Apesar de drenar um pouco mais de bateria, é possível ganhar até 12% a mais de performance com o Zenfone 5 otimizando processos em segundo plano e reduzindo o uso da memória RAM em algumas situações.

Tudo isso na prática confere ao Zenfone 5 a capacidade de rodar aplicativos e jogos sem qualquer dificuldade, com uma ótima experiência de uso.

Mesmo com toda essa otimização, o desempenho está dentro da média dos smartphones com o Snapdragon 636.

Zenfone 5 - Bleach Brave Souls
Ignorem eu apanhando no game, mas ele roda muito bem no Zenfone 5. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

Eu não senti engasgos durante o uso com o smartphone, mas a empresa está comprometida com os updates para melhorar a fluidez e após algumas atualizações o modelo se tornou ainda melhor.

O Zenfone 5 teve um ótimo desempenho durante a execução do Bleach Brave Souls (meu jogo favorito), saiu bem em Modern Combat, Asphalt 9 Legends e PUGB.

Já em relação a Benchmark usamos apenas aplicativos: o 3DMark e o PCMark.

Zenfone 5 - Benchmarks
Confesso que não sou muito fã de usar os Benchmarks, mas para quem gosta segue os resultados. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

O 3DMark envolve alguns testes de benchmark para os smartphones. E o IceStorm Unlimited permite comparar os processadores e as GPUs. Até mesmo a resolução do display afeta o resultado final e quanto melhor a pontuação, maior será o desempenho.

Já o PCMark mede o desempenho do smartphone durante as tarefas comuns: navegação na web, edição de vídeos e fotos e trabalho com os documentos e dados. Quanto maior a pontuação, melhor.

Zenfone 5 – Câmera

Tá aí um dos principais pontos de toda essa campanha We Love Photo. Não é novidade que a posição da câmera do Zenfone 5 se parece bastante com a do iPhone X.

Durante o tempo que eu usei o smartphone muitos dos meus amigos perguntaram se eu estava realmente usando o aparelho da Apple.

Na câmera principal temos um sensor duplo, o primeiro é o Sony IMX363 de 12 MP e o secundário de 8 MP com uma lente grande angular de 120º.

A inteligência artificial é um ponto primordial e está intimamente relacionada com a experiência de uso nesse ponto. Tudo isso pra facilitar a vida do usuário ao apertar o botão de capturar a foto.

Zenfone 5 2018 - Câmera Dupla
O Zenfone 5 vem com uma câmera traseira dupla. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

O sensor frontal com o já conhecido recurso de embelezamento mostra que mesmo que você seja um cara feio como eu, ainda assim vai sair lindo e maravilhoso.

Mas voltando a comentar sobre os recursos de inteligência artificial que estão incluídos em segundo plano, eles são considerados como cenários ou pré-configurações automáticas.

O software do Zenfone 5 vai analisar a melhor configuração para a imagem que você quer tirar e vai aplicar tudo na hora.

  • Galeria de Fotos do Zenfone 5

Em alguns casos isso serve de bastante ajuda, em outros casos isso pode atrapalhar. Na grande maioria das vezes isso atrapalha quando ele não decide se habilita ou não o modo HDR.

O legal dessa nova geração com inteligência artificial é que o software memoriza as correções que foram feitas em uma foto e aplica as alterações nas próximas capturas. Temos também o reconhecimento dos rostos, e eles são classificados na Galeria.

Bem eu falei bastante sobre a câmera principal, agora vamos comentar um pouco mais sobre o sensor frontal. De início, ele funciona muito bem!

Tanto o modo retrato como o modo embelezamento são bem legais, em especial o modo retrato que desfoca o plano de fundo melhorou bastante se comparado com o Zenfone 4.

Já o modo de embelezamento foi atualizado via software para o padrão brasileiro e está ainda melhor. Mesmo em ambientes com pouca iluminação você ainda consegue capturar fotos muito boas.

Como já comentamos, o software está impecável, com uma ótima interface, visualmente bonita e bem intuitiva.

Zenfone 5 – Áudio

Áudio, eis uma das coisas que eu também gostei muito no Zenfone 5. O smartphone vem com dois alto-falantes estéreo de cinco imãs, o que resulta em um som estéreo bem profundo e expansivo.

Temos amplificadores duplos que vão garantir o máximo de volume para essa belezinha com suporte a arquivos de áudio Hi-Res codificados com taxas 4 vezes melhores que a qualidade do CD.

Zenfone 5 - Áudio
A qualidade sonora do Zenfone 5 também é excelente para um smartphone nessa faixa de preço. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

E os fones de ouvido? São excelentes! E complementam toda essa tecnologia em volta da qualidade sonora. Seria bom se fossem fones com suporte ao áudio Hi-Res, mas nessa faixa de preço a experiência de uso é uma das melhores nesse ponto.

Zenfone 5 – Bateria

Ta aí um outro ponto positivo no Zenfone 5: a Bateria. Ela vem com 3.300 mAh de capacidade e entrega ótimos resultados, ainda mais se levarmos em conta as melhorias da empresa na sua interface.

Sem fazer nenhuma mudança ou redução dos recursos, no final do dia ainda sobra 25% de carga no seu smartphone.

Mas se você fazer o boost e ativar os recursos de economia de energia, ai somente no inicio do outro dia a sua bateria vai esgotar. E que horas começa o seu dia Matheus? Por volta das 7h30.

E durante o dia eu uso bastante o YouTube e o Google Chrome, além de jogos como Bleach Brave Souls. O Instagram também está incluído nessa lista de apps.

Zenfone 5 – Especificações Técnicas

 

ZENFONE 5 2018

PROCESSADORQualcomm Snapdragon 636 octa-core até 1,8 GHz
TELA6,2 polegadas Super IPS+ Full HD+ (2246 x 1080 pixels), proporção 19:9
CÂMERA TRASEIRASensor traseiro duplo de 12 MP + 8 MP 120º
CÂMERA FRONTALSensor frontal de 8 MP
SISTEMA OPERACIONALAndroid 8.0 Oreo – ZenUI 5.0
RAM4 GB
CONECTIVIDADEHSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth
BATERIA3.300 mAh com carregamento rápido
ARMAZENAMENTO INTERNO64 GB e 128 GB + micro SD até 2 TB

Zenfone 5 – A Conclusão

Zenfone 5 e Zenfone 4
Nesse caso, o Zenfone 5 é um upgrade muito bem vindo a série de smartphones da empresa. (Foto: Reprodução/Mobile Bit)

A ASUS conseguiu melhorar o que já estava muito bom, corrigindo erros passados e se adequando ao futuro. Quem acompanha a linha desde o primeiro Zenfone 5 sabe muito bem a evolução que os smartphones tiveram com o passar dos anos.

Esse em especial trouxe o destaque da tela, processamento, bateria, câmeras e áudio com um excelente custo benefício.

O único ponto em que existe grande espaço para melhorias é o design do dispositivo, não só a posição da biometria mas alguns pontos da traseira do dispositivo.

Zenfone 5 2018 - Lojas com desconto

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Ele é um profissional da área de gerenciamento e criação de web sites na internet.
    Posts Relacionados
    Reviews

    Review do Alcatel 3C: Uma ótima opção de smartphone de entrada

    Reviews

    Zenfone 5 - Primeiras Impressões do novo smartphone da ASUS

    Reviews

    Review do Kindle 8° - Ainda vale a pena comprar um E-Reader em 2018?

    Reviews

    Review do Zenfone 4 - A ASUS mostra novamente o que é evolução