Os pesquisadores da universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criaram um aplicativo para smartphones capaz de medir o teor de colesterol no sangue. O dispositivo funciona acoplado à câmera, podendo assim ajudar pessoas que precisam monitorar seu nível de colesterol com certa frequência. Além de simples e barato, o resultado sai mais rápido que um exame de sangue normal.
Esse dispositivo se chama smartCARD (Smartphone Cholesterol Application for Rapid Diagnostics) e é liderado pelo professor David Erickson, junto com mais dois alunos da universidade (que são engenheiros). De acordo com Matthew Mancuso e Vlad Oncescu, basta espetar o dedo com uma agulha e colocar uma gota de sangue na tira de teste.
A tira reagente separa os componentes do sangue e do outro lado, a cor da tira muda de acordo com o nível de colesterol. Depois disso, o aplicativo realiza a análise das cores da imagem da tira que é captada pela câmera e o resultado aparece em poucos segundos. No momento não existe data para o lançamento, mas estima-se que o dispositivo possa chegar ao mercado em um ano.
Matthew Mancuso (esquerda) e Vlad Oscensu (direita). (Foto: Divulgação)Os pesquisadores também estão desenvolvendo um aplicativo que mede o nível de Vitamina D no sangue. E você? O que acha da comunidade cientifica desenvolver esse tipo de aplicação? Comente abaixo! E não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook e clicar no botão +1!
Fonte: Cnet