Tecnologia

Linux Leve: Os melhores sistemas para computadores antigos

Os usuários do Windows 8 já devem ter percebido que o sistema consegue ser ainda mais leve que a versão Windows Vista, mas nem todos as pessoas possuem um computador com especificações suficientes para executar esse sistema. Se você possuí aquele seu PC ou notebook antigo que está encostado por esse motivo, você poderá utilizar as três recomendações de sistema linux leve que iremos citar neste artigo que serão bastante úteis para você implementar.

Você poderá executar as distribuições citadas nesse artigo a partir de um live USB drive, ou até mesmo usando um pendrive bootável linux (se possível, claro) o que torna o processo bem mais rápido do que a instalação pelo HD em sua máquina, confira abaixo os três melhores sistemas operacionais linux para computadores antigos:

VectorLinux Light

Para quem não sabe, o VectorLinux Light é uma versão ainda mais leve da distribuição Vector Linux, com ele você poderá utilizar o sistema em computadores que possuem apenas 256MB de memória. Você ainda terá a opção de instalar um navegador web gráfico que de acordo com os desenvolvedores, irá funcionar muito bem em máquinas bem antigas, tipo aquele Pentium 3 que sua avó tem com apenas 128MB de memória RAM.

O único problema é que o VectorLinux Light não foi otimizado para você realizar o boot pelo pendrive e executá-lo a partir da memória RAM, então você terá que instalá-lo em seu HD para realizar o “test-drive” nesse sistema bastante incrível e leve.

Vector Linux sistemas Linux leve

Apesar do Vector Linux não ter sido otimizado para realizar boot no pendrive, ele merece estar entre as distribuições Linux mais leves (Foto: Divulgação)

No sistema você encontrará serviços simples como por exemplo um navegador web, cliente de e-mail, programa de bate-papo, editor de texto e editores de imagens. O VectorLinux também utiliza o gerenciador de janelas JWM por padrão.

Caso você prefira utilizar outros sistemas em seu computador, vai gostar bastante das opções que estão por vir.

Puppy Light

A segunda opção listada nesse artigo é o Puppy Light, sistema que foi projetado para ser o mais leve possível, se tornando a distribuição linux mais leve desse artigo. Quando ele é instalado consome apenas 100MB de espaço (bem leve não acha?), mas caso sua máquina possua recursos de memória mais elevados, poderá escolher a versão com a suite de escritório OpenOffice completa, tudo isso usando apenas a ínfima quantidade de 256MB de memória.

O sistema será carregado na memória RAM do seu computador quando você iniciá-lo, sendo assim o programa será executado de uma forma ainda mais rápida e você poderá se despreocupar já que aquele seu HD velho e lento que não funciona mais para nada não vai poder atrapalhar esse processo.

Puppy Light sistemas Linux leve

Além de ser leve o bastante para o computador velho da sua vovózinha, você ainda poderá salvar as configurações do Puppy Light em seu pendrive! (Foto: Divulgação)

Você poderá salvar a suas configurações em um pendrive USB contendo o Puppy Linux, e espaço não será problema em seu pendrive, já que ele ocupará uma quantidade minima de memória.

Os requisitos mínimos do sistema nós já citamos, mas vamos relembrar caso você tenha se esquecido. O Puppy Light requer apenas 128MB de memória RAM, mas recomendamos que você possua ao menos 256MB. Entre os recursos disponíveis na versão estão um navegador web chamado Dillo, entre um cliente de e-mail, editor de texto, editor de imagem e um media player, o gerenciador de janelas padrão é o conhecido Openbox.

Lubuntu

Como o próprio nome diz, o terceiro e último sistema da nossa lista (você vai entender o porquê) é um derivado do Ubuntu (sendo que ele é baseado no mesmo software), só que esse sistema vai incluir um ambiente gráfico de área de trabalho e softwares inclusos diferentes.

O Lubuntu vai incluir uma área de trabalho bem leve chamada LXDE, ela substituirá a área de trabalho padrão que é utilizada no Ubuntu (a Unity), uma das funcionalidades mantidas é a instalação de programas repositórios de softwares. Um dos pontos úteis do sistema é a sua compatibilidade com o Ubuntu, qualquer problema que você estiver tendo poderá ser solucionado procurando dicas rápidas e úteis por toda a internet, já que a maioria das soluções aplicáveis ao Ubuntu também são semelhantes ao Lubuntu.

Um dos “pontos negativos” é que o Lubuntu é mais pesado do que o Puppy Light, já que um dos conteúdos incluídos no sistema é a versão completado navegador Chromium (que é a base do Google Chrome) em vez de utilizar navegadores mais leves.

Lubuntu Linux sistemas Linux leve

O Lubuntu é um dos sistemas linux leves citados nesse artigo, mais é um pouco pesado se comparando com os outros citados (Foto: Divulgação)

Recomendamos 512MB para utilizar essa versão, apesar da documentação relatar que apenas 256MB é necessário, já que quando instalado no disco, o sistema consumirá ainda mais espaço. O Lubuntu foi feito para aqueles usuários que estão procurando por algo mais leve para a sua área de trabalho mais ainda assim preferem algo mais desenvolvido, por precisar de mais RAM do que os sistemas citados acima pode não ter o desempenho que você está procurando.

Nenhum deles funcionou, qual sistema Linux Leve usar no meu computador antigo?

Apesar de existir a chance de seu computador não rodar nenhum desses sistemas, essa possibilidade parece bastante remota, mas caso isso ocorra o único jeito de solucionar esse problema a realização de um upgrade das especificações técnicas existentes (ou trocando de computador mesmo).

Mesmo essas três leves distribuições do linux leves podem acabar não trazendo o desempenho que você imagina, visto que a internet cada dia está ficando mais pesada, esses sistemas são uma alternativa a substituição de componentes, mas não fazem mágica.

Existem mais versões leves do Linux em cantos não tão longínquos da Web, mais isso será assunto para um outro artigo.

E você, tem mais alguma recomendação de sistemas leves? O que achou dos citados? Deixe um comentário!

Artigos recomendados para você:

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    2
    Comentários

    avatar
    2 Comment threads
    0 Thread replies
    0 Seguidores
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    2 Comment authors
    Thiago Tonieric Recent comment authors
      Inscrever  
    novos antigos Mais votados
    Notify of
    Thiago Toni
    Visitante
    Thiago Toni

    Muito bom, vou testar o lubuntu

    eric
    Visitante
    eric

    Parabéns ! Excelente artigo !