Se você chegou até esse artigo, provavelmente foi pela curiosidade de saber o que significa a expressão “Ele está morto, Jim!” utilizada no navegador Google Chrome. Mas afinal, quem é esse Jim?
Essa expressão aparece em um fundo roxo no Google Chrome, e você com certeza se questionou o que essa frase tem a ver com um erro de página. Para conseguir a resposta para essas perguntas vamos entender primeiro de onde essa expressão se originou e porquê raios foi parar em um dos navegadores mais utilizados ao redor do planeta.
A frase se originou na série Star Trek, com o personagem Leonard H. “Magro” McCoy, quando algo ou alguma coisa estava morta ele sempre fala: “Ele está morto” ou “Ele está morto, Jim“. Por essa razão a frase acabou se tornando o bordão do personagem que é interpretado pelo DeForest Kelley, e dessa forma entrou na cultura popular como uma metáfora geral, com usos tão diversos como descrições de um circuito eletrônico sem resposta, um exemplo de como adicionar um arquivo de aúdio para funcionar como um alerta sonoro em um sistema de computador, e como uma citação ilustrativa a respeito de como saber se um oponente foi destruído em um jogo.
Nesse caso, Jim se refere ao parceiro de Leonard H. McCoy, um dos personagens da série.
https://www.youtube.com/watch?v=r0yXqU-w9U0
A gigante de buscas utiliza essa expressão no navegador Google Chrome como uma mensagem de erro quando o sistema operacional encerra o processo de uma guia, erro este que é causado pela falta de memória. A baixa quantidade de memória pode fazer com que os programas parem de funcionar ou sejam executados de uma forma bem lenta (já que os computadores precisam de memória para executar tais programas).
Caso você encerre o navegador utilizando o Gerenciador de Tarefas do Chrome, você também conseguirá visualizar essa frase. Para resolver esse problema é bem simples — basta você atualizar a página web.
Certamente a Google decidiu utilizar essa expressão nessa página de erro para trazer algo bem descontraído, que não se tornaria uma mensagem chata a ponto de incomodar os usuários, dessa forma levantando a curiosidade dos mesmos. Então se você visualizar a mensagem de erro novamente, já saberá quem é o Jim e de onde veio essa frase.
Gostou do artigo? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais!
via Wikipedia