Esse texto é uma contribuição do Bondfaro para o Mobile Bit/Guest Post
Smartwatch, óculos de realidade virtual, pulseiras smart, Google Glass, SmartRing, coleiras inteligentes para animais. Os dispositivos inteligentes vestíveis, conhecidos como wearables, já estão no mercado da tecnologia desde o ano passado, quando foram apontados como uma grande tendência e até fizeram certo sucesso, mas não se popularizaram.
Este ano, os gadgets usáveis estão de volta, mais inovadores, com mais opções e tecnologia ainda mais apurada para conquistar os consumidores. Pulseiras fitness com novas funcionalidades, óculos de realidade virtual que reconhece os movimentos das mãos e uma carteira inteligente foram alguns dos destaques da CES 2015, a maior feira de eletrônicos do mundo. Aliás, os wearables fizeram tanto sucesso na exposição que parece que vão se tornar tendência, se não neste ano, com certeza nos próximos.
Como a preocupação com a saúde tem aumentado nos consumidores, os wearables fitness são os que mais devem ganhar espaço no mercado. Inclusive, a área de saúde também tem aumentado seu interesse pelos dispositivos de monitoramento, já que podem ser utilizados em casa pelos pacientes.
Um pouco do que vem por aí:
O principal assunto do keynote de abertura da Intel na CES 2015 foi um computador do tamanho de um botão. Além disso, muitos tipos de sensores estiveram entre as novidades de wearables de diversas empresas, inclusive meias, desenvolvidas para atletas que querem melhorar sua performance, e um anel capaz de controlar seu celular à distância.
Relógios fitness
Conhecida pela criação de wearables e navegação via satélite, a Garmin anunciou uma nova linha de relógios fitness. Além de monitorarem a saúde e a atividade física, controlando batimentos cardíacos e contando distâncias, por exemplo, alguns deles também possibilitam o acesso a e-mails e recebimento de chamadas e SMS se estiverem conectados ao celular. Isso tudo em um dispositivo resistente à água e com rastreamento GPS.
Óculos de realidade virtual
Várias versões estão surgindo no mercado da realidade virtual. Uma delas é o OSVR, da Razer, que consegue reconhecer os movimentos das mãos para permitir jogos muito mais interativos, graças a um Leap Motion acoplado na frente. Outra versão é o ANTVR, criado por um chinês e financiado no Kickstarter. Perfeito para quem gosta de jogos de tiro, o óculos vem com uma arma que controla os movimentos do personagem do game e o melhor, é compatível com PC, Xbox, Playstation e Android.
O Beenoculus é outra novidade. O diferencial do dispositivo é não precisar de um computador para emular aplicativos e jogos. Com uma tampa adaptadora para smartphone, o gadget faz a imersão utilizando apps mobile de realidade virtual para realizar a imersão.
Wocket, a carteira inteligente
Conectado a um leitor de cartões, a Wocket é um dispositivo capaz de guardar informações de até 10 mil cartões. E os dados ainda podem ser organizados por categorias, para facilitar na hora de encontrar o cartão que precisa para fazer a compra. Basta selecionar qual quer usar e os dados serão transferidos para um cartão genérico que acompanha a “carteira inteligente”, assim, é possível fazer o pagamento na máquina da loja.
Que os wearables vão virar tendência não há dúvidas, só não é possível dizer com certeza quando isso vai acontecer. É certo que a tecnologia tem entrado mais fundo na vida das pessoas e se popularizado. Pensando na praticidade que os dispositivos vestíveis trazem, é de se esperar que isso aconteça logo, principalmente porque as novidades estão chegando cada vez mais rápido ao Brasil.
Fonte: TecMundo