O lançamento oficial do IOS 9 vai acontecer no fim do ano, dessa forma a Apple vai permitir que os usuários do sistema operacional bloqueiem nativamente o conteúdo publicitário em páginas acessadas por meio do navegador Safari.
O número de usuários que bloqueiam anúncios na internet aumentou drasticamente no ano passado, de acordo com um relatório da PageFair e da Adobe, ocorreu um salto de quase 41% no mesmo período, atingindo cerca de 200 milhões de usuários ativos (mensalmente) em todo o mundo. Esses bloqueios estão ocorrendo principalmente em usuários de Mac, com os que usam extensões para bloquear este tipo de conteúdo no Safari aumentando cerca de 71%, algo por volta de 9 milhões de pessoas.
Sendo assim os editores deverão deixar de lucrar cerca de 21,8 bilhões de dólares em 2015 com este tipo de ação, número este que pode aumentar para mais de 41 bilhões de dólares em 2016.
Atualmente uma série de empresas dependem de anúncios publicitários na web para que a receita seja gerada, mas isto não significa que os dispositivos móveis já sejam a maioria. O bloqueio em smartphones/tablets chega a 1,6% do tráfego total bloqueado, como foi observado pela PageFair no último trimestre. No entanto, a empresa acredita que isto deverá mudar rapidamente com a adição desse recurso da Apple para o iOS 9.
O lançamento do iOS no outono de 2015 pode ser um divisor de águas, uma vez que irá permitir aos usuários instalarem facilmente o bloqueio de publicidade.
De acordo com a pesquisa, a navegação no Safari representa 52% da navegação móvel e 14% da navegação web. É possível que assim que esse recurso for implementado no IOS 9, outros navegadores vão utilizar esse recurso, virando uma tendência nos dispositivos móveis.
O bloqueio não vai vir por padrão, a Apple vai deixar isso por conta dos usuários, que vão acessar as configurações do IOS 9 para realizar o bloqueio dos anúncios. O bloqueador também poderá ser utilizado para prevenir scrips de acompanhamento, o que sem dúvida vai acabar prejudicando quem trabalha com esse tipo de script.
Apesar da matéria falar sobre o bloqueio, não se esqueçam de liberar o Mobile Bit dos seus AdBlocks hein galerinha? Assim vocês continuam ajudando o site, e o melhor, sem tirar um real do seu bolso.