A Google encontrou uma maneira de burlar aplicativos e extensões no Google Chrome que bloqueiam os anúncios, com o famoso AdBlock. Os usuários que usam a extensão no Google Chrome e acessam o YouTube estão observando propagandas obrigatórias de até 3 minutos antes dos vídeos, e o pior — sem a opção de pular o vídeo.
Apesar de usarem a última versão do AdBlock, os usuários não conseguiram escapar das propagandas obrigatórias. Porém, os vídeos de 3 minutos de duração só estão ativos no navegador Google Chrome, sendo que assim que a extensão é desabilitada a opção para pular o vídeo aparece. Como nem todos os usuários visualizaram os vídeos obrigatórios, parece que a Google aos poucos está introduzindo a novidade a quem usa a extensão.
Atualmente muitos sites dependem de propagandas para gerar receita com o objetivo de se sustentarem, inclusive nós do Mobile Bit usamos blocos de anúncios no inicio e no final dos nossos artigos, e extensões como o AdBlock geram um grande impacto na receita desse sites, bloqueando as propagandas.
Certamente os dois serviços vão começar a lançar updates frequentes: o AdBlock com atualizações para contornar os vídeos obrigatórios e o Google Chrome para impor as propagandas aos seus usuários, restando saber quem vencerá essa guerra de atualizações.