Na sexta-feira (12) a operadora Claro recebeu uma notificação do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) sobre uma possível restrição de acesso ao aplicativo Pokémon GO, algo que já estava sendo cogitado pelos usuários. De acordo com informações presentes na nota, a operadora deverá prestar esclarecimentos sobre o problema enfrentado por clientes do serviço de internet 4G nos dias 9 e 11 de agosto.
O Idec informa que é possível que a operadora esteja fazendo discriminação de tráfego de internet de dados, afinal os usuários conseguiam utilizar outros serviços, menos usar o Pokémon GO. Vale lembrar que essa medida além de ilegal, vai contra o Marco Civil da Internet.
Se essa prática continuar e novas denúncias aparecerem, o caso será levado a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Senacon (Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor) e ao Ministério Público Federal (MPF) para que sejam tomadas as medidas necessárias.

A Claro negou a ativação da restrição de acesso a Pokémon GO, porém, não é isso o que é informado pelos usuários da operadora. Já as Oi e a Vivo citaram que nenhum problema foi identificado, e a TIM cita que é provável que em alguns locais ocorram instabilidades, mas que no geral não detectou nenhuma falha.
Os primeiros relatos sobre a restrição de dados na Claro começaram a partir do dia 09, em que Pokéstops, Ginásios, mapas do game e os pokémons começaram a sumir quando o 4G era conectado.
Muitos usuários começaram a cogitar que a Claro poderia ter discriminado o tráfego do game devido o aumento significativo de banda, porém, sem confirmação oficial da operadora.