O que começou com um incidente isolado acabou se tornando uma bola de neve para a Samsung. A empresa sul-coreana teve um gasto exorbitante devido aos problemas enfrentados com a bateria do seu dispositivo o Galaxy Note 7 que sofreu recall devido a diversos casos de explosões, porém a empresa fez os ajustes necessários e lançou novamente o dispositivo, mas se engana quem acha que a novela está no fim, pois os problemas continuam a aparecer para a gigante.
O problema do Note 7 parecia ter sido sanado e os aeroportos já estavam liberando os novos dispositivos nos voos, porém recentemente ocorreu um novo incidente, e tudo indica que o aparelho já era de reposição, indicando que os problemas estão longe de terminar.
O Aeroporto Internacional de Louisville foi onde ocorreu o problema. O voo Southwest 994 não pôde decolar devido a fumaça que estava saindo do Note 7 de um dos passageiros. Segundo informações do The Verge, o proprietário do aparelho afirmou que este era um dispositivo novo, trocado após o recall e supostamente seguro. O avião foi evacuado e o voo cancelado.
Na caixa do aparelho, adquirido por Brian Green em uma loja da AT & T em 21 de setembro, há o símbolo de reposição do Galaxy Note 7, um quadrado preto, além de que o ícone de bateria era verde. Segundo Brian, ele só havia utilizado o carregador sem fio desde que comprou o aparelho, e no momento do incidente a bateria estava em 80%.
Caixa do dispositivo indica que se trata de um aparelho reposto após o recall. (Foto: Divulgação)
O incidente não passou despercebido, pois está sendo investigado pela CPSC, órgão de segurança dos produtos de consumo americano, porém a Samsung garante que os novos dispositivos não possuem o mesmo defeito. A empresa se posicionou a respeito do caso e alega que irá investigar o ocorrido, segundo ela somente assim poderá confirmar que realmente se trata de um aparelho de reposição.
“Até que possamos reaver o dispositivo, não podemos confirmar que este incidente envolve o novo Note 7. Estamos trabalhando com as autoridades e a Southwest para recuperar o dispositivo e confirmar a causa. Assim que tivermos examinado o dispositivo, teremos mais informações para compartilhar.”
Mais um Galaxy Note 7 teve problemas com a bateria, dessa vez pode ser um dispositivo de reposição. (Foto: Divulgação)
Esse incidente pode acarretar muito mais dor de cabeça à Samsung do que se imagina, afinal se for confirmado pela FFA e CPSC de que se tratava de um dispositivo reposto, a companhia pode ser obrigada a fazer um segundo recall emergencial do Galaxy Note 7, a alegação foi baseada na alegação de dois ex-funcionários de segurança dos EUA.
“Se o Galaxy Note 7 de fato for um telefone substituído, sem dúvida será primordial um novo recall por parte da Samsung.” Pamella Gilbert, ex-diretora executiva do CPSC.
É nítido que a Samsung já está com cicatrizes ocasionadas pelo problema com o dispositivo, com perdas de valores muito altos nos procedimentos tomados, se a empresa for submetida a um novo recall os danos serão enormes.
Mas e aí, o que está achando dessa história toda? Acha que será necessário um novo recall? Comente!
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.