Tecnologia

Android 8.0 Oreo é oficialmente lançado pela Google

Após diversas compilações de testes a Google finalmente oficializou sua nova versão Android, o Android 8.0 Oreo, que chega carregada de novidades e funções convidativas que irão facilitar a vida dos usuários.

Confirmando diversos rumores que haviam surgido anteriormente, a nova versão do SO da Google vai realmente se chamar Oreo, o que faz com que nos perguntemos se surgirão promoções de uma parceria entre a Google e a Nabisco, visto que no lançamento da versão 4.4 KitKat do robozinho houve uma campanha enorme entre a gigante das buscas e a Nestlé.

O anúncio oficial da versão final do novo Android se deu na última segunda-feira (21) onde também apresentou quais dos Nexus e Pixel receberão a novidade, além de ter disponibilizado também o SDK da plataforma que permitirá o desenvolvimento do SO para outros smartphones.

Android 8.0 Oreo – Visual

Começando pelo visual da nova versão do SO da Google, o mesmo traz ligeiras modificações em relação ao Android  Nougat, nota-se que o foco foi tornar o visual mais homogêneo mas sem fazer alterações muito grandes, o que pode decepcionar quem estava esperando por um grande salto neste aspecto.

Dentre as modificações podemos destacar primeiramente os novos emojis para o teclado nativo do SO, esses estão adaptados ao padrão Unicode e contam com variações de etnia, todos eles foram remodelados e agora há mais de 60 novos emojis, ao todo são 2000 expressões para os usuários escolherem.

Todos os emojis foram remodelados para o Android 8.0 Oreo. (Foto: Divulgação/Android)

Outras modificações visuais incluem tons mais claros para a central de notificações, o espaço ocupado pelas notificações também foi otimizado, a tela de gerenciamento de bateria permite agora um acompanhamento mais detalhado de apps e serviços do sistema, os aplicativos nativos sofreram modificações em seus ícones, e por último, o menu de configurações possui agora as opções disponibilizadas em lista abaixo das sugestões baseadas nos ajustes mais acessados.

Central de notificações abandona o cinza escuro do Android Nougat e traz tons mais claros. (Foto: Divulgação/Android)

Android 8.0 Oreo – Funções

Apesar das mudanças visuais não serem tão drásticas, a nova versão do SO da Google traz novidades em termos de funções. Uma das novidades mais esperadas do Android 8.0 Oreo é a Picture-in-Picture, que já estava presente em interfaces customizadas do SO mas que só agora chega de forma nativa.

O Picture-in-Picture basicamente permite que o usuário assista vídeos ou navegue na internet em uma janela flutuante enquanto realiza outras ações no aparelho, uma mão na roda principalmente para usuários de dispositivos com telas grandes.

Picture-in-Picture chega de forma nativa no Android 8.0 Oreo. (Foto: Divulgação/Android)

Outra novidade interessante é o limite em segundo plano. Este limitará o acesso de apps, atualizações de localização e serviços rodando em segundo plano, o que trocando por miúdos significa que os usuários terão menos impacto na bateria.

Há novas funções envolvendo o Wi-Fi, a primeira se trata do Wi-Fi Aware, ou Neighbor Awareness Networking (NAN) que permite que dispositivos com hardware compatível se comuniquem sem precisar de uma conexão de internet quando estiverem próximos.

Ainda sobre o Wi-Fi, este poderá ser ativo automaticamente. Para utilizar essa função basta acessar Configurações> Rede e Internet > Wi-Fi > Preferências do Wi-Fi e localizar a opção “Ativar o Wi-Fi automaticamente”. Com ela o sistema ativará o Wi-Fi e irá salvar as redes que estiverem ao alcance, dessa forma não será necessário ativá-lo manualmente, o que impedirá também que usuários distraídos utilizem sua rede de dados móveis quando não for necessário.

Nova versão do SO conta com recurso para ativar o Wi-Fi automaticamente. (Foto: Divulgação/Tom’s Guide)

No Android 8.0 Oreo o usuário também terá controle sobre as notificações, podendo gerenciar até mesmo os atalhos da tela de bloqueio, basta que seja acessado configurações e escolhido o que for de sua preferência para manter nos atalhos, a barra de navegações também permitirá que o usuário faça o alinhamento dos botões.

Como de praxe, a nova versão do robozinho chegará primeiramente aos dispositivos Nexus e Pixel da própria Google, para vermos o Android Oreo chegar à outros dispositivos precisaremos de um pouco de paciência, mas vale a pena aguardar até que a novidade comece a ser disponibilizada à outros smartphones.

E aí, o que achou do novo Android 8.0 Oreo? Conte-nos nos comentários!

Fonte: Android

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of