Tecnologia

Android P – conheça as novidades da versão Preview do SO

Rumores, vazamentos e expectativa foi o que tivemos recentemente acerca da nova versão do SO da Google, o Android P, porém agora a gigante das buscas lançou oficialmente a primeira Preview do sistema, focada inteiramente nos desenvolvedores, essa Preview foi disponibilizada apenas para a linha Pixel e já nos mostra um pouco do que virá nessa novidade.

Android P – Notificações

Começando pelo visual das notificações, os ícones e seus detalhes receberam algumas alterações nessa versão do SO. O ponto principal fica por conta dos apps mensageiros, que deverão receber a função Smart Replies, o qual irá sugerir respostas prontas com base no que a outra pessoa disse.

A função Smart Replies irá sugerir respostas com base no que a outra pessoa disse. (Foto: Divulgação/Ars Technica)

Também será possível visualizar imagens e adesivos direto na área de notificação, não sendo necessário abrir a conversa para isso. Vale ressaltar que a Google realiza várias alterações no SO enquanto ele está em desenvolvimento, mas isso não quer dizer que essas modificações farão parte da versão final.

Android P – Suporte para telas com Notch

As telas com notch ganharam espaço com o iPhone X. O famoso entalhe presente no topo da tela do smartphone foi bastante comentado, porém outras fabricantes decidiram aderir ao polêmico detalhe, o que inclui até mesmo a ASUS com o Zenfone 5, então é apenas natural que a Google dê alguma atenção à isso.

Desenvolvedores podem visualizar o SO adaptado para telas com notch. (Foto: Divulgação/9to5google)

O caso é que a nova versão do robozinho terá suporte para esse tipo de tela, àqueles desenvolvedores que possuem tela sem o notch, é possível visualizar como ficará o visual em displays com outros tipos de cortes na tela.

Android P – Mais Novidades

  • Suporte a mais codecs de vídeo e imagem, como HDR VP9 Profile 2 e o HEIF.
  • Nova API para múltiplas câmeras, permitindo que os apps escolham o sensor usado.
  • Suporte ao Wi-Fi Round-Trip-Time para mais precisão do serviços de localização, com margem de erro de apenas um ou dois metros, auxiliando nos trajetos do Google Maps em locais fechados.
  • Melhoria na gestão de energia.
  • Restrição de acesso à câmera e ao microfone aos apps em segundo plano.
  • Mudanças no Autofill que facilitarão o preenchimento automático de logins e senhas salvas.
  • Como a atualização do SO nos smartphones é de responsabilidade das fabricantes e isso pode levar algum tempo, muitos apps são feitos para versões mais antigas do sistema, sendo assim, a Google irá notificar quando o usuário instalar aplicativos destinados ao Android 4.2 ou anterior.

Vale reforçar novamente que o Android P Developers Preview é feito justamente para os desenvolvedores, sendo que as informações disponibilizadas do SO poderão ser modificadas até a chegada de sua versão final. Contudo, em maio saberemos os detalhes do Android P durante o Google I/O, então só precisamos aguardar.

E aí, o que você espera do Android P? Comente!

Fonte: Ars Technica

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of