Tecnologia

Dicas de segurança para as compras no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados está chegando e com ele a pressa para comprar o presente perfeito, e para garantir que sua busca pelo presente ideal seja feita com segurança, aqui vão algumas dicas para que não haja nenhum problema durante suas compras online.

Uma sugestão de segurança é verificar o Certificado Digital SSL, o qual identifica e protege as informações impedindo quaisquer imprevistos. Para saber se o site conta com o SSL, basta observar sinais como um ícone de cadeado verde clicável na barra de URL do site.

Também pode-se checar se esse SSL está em nome da loja acessada por meio do selo de segurança, esse geralmente fica no rodapé da página. Também é importante verificar se na barra de endereços o protocolo de comunicação utilizado é o HTTPS, isso garantirá um ambiente seguro.

As dicas vem de um especialista da Soluti, empresa especializada em oferecer soluções de segurança e certificação digital, e além do já mencionado, ele também listou cinco passos importantes para a segurança do consumidor nesse Dia dos Namorados, e você confere à seguir.

Tenha um antivírus. Seja no smartphone ou no computador, é de suma importância que haja um bom antivírus instalado, dessa forma na hora de realizar as compras online, ele o ajudará a detectar sites que possuam arquivos maliciosos, Vírus, Malwares ou Spywares.

Seja no smartphone, tablet ou computador, é importante ter um bom antivírus. (Foto: Divulgação/Gadget Hacks)

Atualmente há uma lista bastante extensa de antivírus que podem ser utilizados para sua própria segurança, um deles é o Kaspersky Internet Security, que conta com versões de teste gratuitas ou por assinatura.

Pesquise sobre a reputação da empresa sem sites de busca. Essa poderá parecer uma sugestão simples, mas é justamente por isso que muitos costumam se esquecer dela. É sempre importante verificar se o site em que está escolhendo o produto possui um endereço comercial físico.

Além disso, a empresa precisa ter um CNPJ, e esse deve star descrito no site com os dados cadastrais do comércio virtual. Além disso, é necessário verificar se há canais de relacionamento com o cliente e política de troca.

Antes de realizar sua compra, certifique-se de que a loja que está acessando é segura. (Foto: Divulgação/Transfer Printing)

Buscar opiniões de outros consumidores que já compraram no site em questão. Antes de efetivar a compra do presente ideal para seu par, é interessante ler comentários de outros consumidores. As experiências de outros usuários podem ajudar a saber um pouco mais sobre o produto e a loja.

Tome cuidado com e-mails promocionais. Já é comum que recebamos e-mails duvidosos sobre promoções e ofertas, e isso se intensifica em períodos com datas comemorativas, então é importante estar atento. Nesse período a tentativa de ataques de cibercriminosos através de e-mails spam com descontos e ofertas é comum, então invés de acessar a loja pelo e-mail, é indicado que o consumidor acesse diretamente o site da loja e confira quais são as promoções do dia.

Use um computador particular e avalie apps de e-commerces. Por último, não faça compras online utilizando redes públicas, pois essas são mais vulneráveis para furto de senhas e dados.

Para quem for realizar compras através de tablets ou smartphones, é importante se certificar que o app do e-commerce esteja registrado nas lojas oficiais (Google Play e App Store) e sua nota de avaliação. Seguindo esses passos, você escolhe o presente ideal sem comprometer sua segurança.

E aí, seguiu as dicas antes de fazer suas compras? Comente!

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of