ModNation Racers, título produzido pela United Front Games, é um jogo que nos faz claramente ver que não é apenas de FPS que se faz um console, afinal, em meio a tantos jogos de tiro e luta nada melhor que um casual para quebrar o ritmo. O título tem uma versão disponível para PS3 e PSVita, nessa análise irei avaliar os aspectos da versão do PS3.
Aqueles buscam por jogos de kart para o PS3 podem encontrar em ModNation Racers uma experiência muito próxima a de jogar um Mario Kart, ademais, as semelhanças entre os títulos são enormes, mas ModNation Racers se sobressaem em alguns aspectos.
Em ModNations Racers podemos correr, derrapar, pular, atacar e defender ataques, está última é uma função que nunca vi em nenhum outro jogo de kart, quando derrapamos, corremos próximos a oponentes ou fazemos saltos a barra de nitro enche pouco a pouco, podemos utiliza-la para correr mais rápido ou para nos defender de um ataque inimigo.

Esses ataques são os típicos de jogos de kart, raios, misseis, bombas etc. Todos eles podem ser bloqueados com a defesa, se você tiver um timing perfeito por que o escudo consome boa parte da barra de nitro e só vai durar cerca de 2 segundos até desaparecer, essa dificuldade em defender não é um erro de jogo, pelo contrário, só aumenta o grau de desafio do game.

A customização em ModNation Racers
A melhor coisa nesse jogo certamente são as milhares de combinações de customização possíveis que podemos fazer nos personagens, karts e pistas, tudo pode ser customizado nesse jogo, da mesma forma que em Litlle Big Planet, o que nos possibilita montar personagens idênticos a quem desejamos, podendo fazer um Goku, Mario, Kratos, Sonic, Batman etc.

O mesmo se dá com a criação de karts, podemos criar diversos modelos diferentes, podendo até fazer uma caixa de papelão servir de veículo a um monstruoso 4×4, tudo vai depender da sua imaginação ou de sua conexão com a internet já que podemos compartilhar e baixar o trabalho de outros criadores.
A criação de pistas também é um adendo e tanto ao jogo, pois, além de já possuir pistas super divertidas no modo carreira e multyplayer, também temos a possibilidade de criar nossas próprias ‘obras de arte’ e construir pistas que deixariam a Rainbow Road do Mario no chinelo.

Mas nem tudo são flores nesse jogo, embora, os personagens “principais” tenham carisma e sejam engraçados acabamos por não dar muita atenção a eles pela grande diversidade de personagens que vamos criando no jogo. ModNations Racers também não possui um modo história cativante e podemos facilmente nos esquecer que ele existe quando começarmos jogar o game online e baixarmos diversas pistas feitas por terceiros ou amigos adicionados a nossa PSN.
O título tem diversidade de vozes para personagens, de cores, de equipamentos, de olhos, expressões etc. De fato, tudo neles pode ser editado, mas ainda faltou algo, talvez mais personagens principais com suas personalidades seria uma boa, pois, só jogamos com um personagem que já vem no jogo, além dos que criamos.

É legal ouvir as vozes e reclamações deles enquanto correm, ver como viram a cabeça na direção dos oponentes ou como olham para nós enquanto dirigimos, ás vezes fazendo caretas, mas chega uma hora que isso enjoa. E diferente de Mario Kart, onde temos que zerar várias vezes para abrir personagens, aqui o único propósito de correr no modo carreira é liberar novas partes para o modo de criação.
Os loadings demoram – uma eternidade – ao menos no meu PS3, que é um modelo FAT, eles chegam demorar 2 minutos brincando, o que não ocorre com nenhum dos meus outros jogos. Ao menos a trilha sonora é bem cativante, o que ajuda distrair durante a longa espera.

O jogo conta com a opção de multyplayer local para até quatro jogadores e 12 no modo online que, aliás, é o que faz o título durar mais, jogar online contra oponentes do mundo todo, ver os personagens que eles montaram e implorar para que os compartilhem com você :-P
Outra coisa bem interessante em ModNations Racers é a possibilidade de aumentar o nível do poder de golpes que pegamos ao longo da corrida, ao pegarmos um míssil ele terá curto alcance, se o preservamos e passarmos por outra caixa de poderes vamos aumentar o nível dele para 2, o alcance será bem ampliado e a quantidade de misseis maior. Se pegarmos uma terceira caixa o poder chegará ao nível máximo, alguns poderes em nível máximo atingem todos os personagens a sua frente, outros atingem todos numa área específica, varia de poder para poder.

É praticamente impossível defender um ataque de nível 3, aquela foto onde brinquei com o escudo do cidadão tem um ataque de mísseis nível 3. Outra coisa bem interessante nesses poderes é que se você for atingido por um golpe vai perder seu poder atual, não importa em que nível ele esteja. A parte boa é que poderes de nível 1 dificilmente acertam e é fácil defendê-los.
Vale ou não vale a pena comprar ModNations Racer
Com certeza vale, o título é um prato cheio para jogarmos por semanas sem enjoar e a possibilidade de jogar com amigos (as) vai fazer com que vocês abandonem outros jogos por um bom tempo, ainda mais se ambos gostarem de jogos de kart. O título sai muito mais barato que comprar um Wii U + Mario Kart 8 e ainda lhe dá diversas oportunidades de customização então pra que passar vontade?
Espero que tenham gostado dessa análise, qualquer dúvida, sugestão ou crítica favor utilizar o campo de comentários abaixo ou me contacte em uma de minhas redes sociais.
Fonte: Equipe Mobile Bit.