Está enjoado dos games do saudoso DS e resolveu se aventurar pelos épicos jogos do Super Nintendo só para matar ás saudades dos velhos tempos? Ou você não é da geração do SNES e justamente por isso resolveu usar um emulador de Super Nintendo para DS, só para saber se os jogos dele são tão bons quanto dizem?
Seja lá qual for a sua razão saiba que é sim possível emular Super Nintendo no DS, mesmo na versão fat do portátil, porém, é necessário dispor de algumas coisas para que o emulador funcione, elas provavelmente não são novidade para a grande maioria dos donos de DS ou quaisquer pessoa que já tenha utilizado um emulador:

Itens necessários para usar o emulador de SNES para DS
– Um Nintendo DS (óbvio), não importa o modelo, todavia, há relatos de que o emulador funcione num 3DS ou 2DS, desde que você possua o segundo item da lista que funcione na sua atual versão do aparelho.
– Um Flashcard, nos testes utilizamos um R4i3D, mas todos os cartões são compatíveis desde que rodem roms de DS, os DS TWO são os mais indicados, mas Ace Cards, M3’s e R4’s também dão conta do recado.
– Um Cartão Micro SD onde serão colocados os jogos, ele será colocado posteriormente no flashcard, o tamanho do cartão não é de maior importância, claro que quanto mais espaço ele possuir melhor, mas mesmo num SD de 2 gb já é possível armazenar dezenas de jogos.
– Um PC, Smartphone ou Tablet ou outro dispositivo para baixar ás roms de Super Nintendo e passar para o cartão SD, é recomendável ter um leitor de cartões sd, porém, se o seu computador não dispor dessa entrada você poderá colocar o cartão sd do ds no seu smartphone ou tablet e copiar os arquivos via usb.
Como instalar o emulador de Super Nintendo para DS
O primeiro passo é baixar o emulador, ele é muito leve, não chega a pesar nem 1 mísero mb. Para baixá-lo basta clicar no botão de download abaixo:
Feito isso vamos a parte que interessa, por favor, siga o passo a passo com atenção ou o emulador pode não funcionar:
1º Clique com o botão direito em cima do arquivo baixado e extraia os arquivos dentro dele, para a extração é recomendável utilizar o programa Winrar, o mais famoso descompactador e compactador de arquivos da web.
2º Abra a pasta SNEmulDS06-WIP2.
3º Copie os arquivos 000SNEmulDS.nds e snmul.cfg e cole-os na raiz do cartão SD que você utiliza no Flashcard do seu DS. A Raiz é “o menu” principal do cartão, ou seja, o primeira tela que é exibida assim que você abre o cartão no seu computador/dispositivo.
4º Crie uma pasta chamada SNES na raiz do sd, todas ás letras em maiúsculo mesmo. Será nessa pasta que você colocara os jogos de Super Nintendo para DS. Lembre-se que os arquivos citados no item três ficam na raiz do cartão e não dentro dessa pasta SNES, só os jogos ficarão dentro dela.
Pronto, você já tem um emulador de Super Nintendo para DS, agora basta baixar alguns jogos, irei listar alguns que testamos, quais funcionaram e quais não funcionarão no emulador de Super Nintendo para DS e claro, algumas dicas de configurações do emulador também são bem vindas.
Apenas recordando que para abrir o emulador basta colocar o flashcard no ds e ligá-lo, um ícone com o nome do emulador (SNEmulDS) será mostrado logo abaixo das pastas no menu principal e ao abri-lo os jogos de SNES na pasta de mesmo nome serão exibidos, não importa o formato da rom, seja ela em SMC ou SFC. Esse emulador não vem com jogos, você deverá baixar os de sua preferência e colocá-los na pasta SNES após extraí-los.

Jogos testados até o momento no emulador de SNES para DS que funcionaram perfeitamente:
Breath Of Fire, Contra III, Goo Troop, Lufia II, Megaman X (todos), Sky Blazer, Super Mario All Stars + Super Mario World, Mario RPG e Super Metroid.
Jogos testados que precisam de uma pequena fuçada nas configurações para que funcionem adequadamente:
Killer Instict e Donkey Kong II.
Jogos testados que não funcionaram nem a base de “assopro de fita”:
Asterix, Street Fighter Alpha 2, Malui Mallard e Wild Guns (este último ficou sem som)
No emulador a tela de cima do DS é onde jogaremos e a de baixo (touch) é onde ficam algumas opções bem bacanas como você pode conferir abaixo:
Eis uma breve explicação do que cada função do emulador de SNES para DS faz:
Select Rom – Esta função serve para trocar de jogo, note que ao abrir o emulador pela primeira vez que se liga o DS a tela de escolha de jogos será a de baixo, após isso só é possível trocar de jogo por essa opção ou desligando e ligando novamente o console.
Load e Save State – A melhor coisa de se usar um emulador, na opção save state você pode salvar o jogo em qualquer momento que desejar para voltar aquele ponto novamente utilizando a opção load state, cada jogo tem uma infinidade de slots de save e load, não se preocupe em sempre usar a primeira linha em cada jogo, não irá sobrescrever o save de outro game. É recomendável pausar o jogo antes de salvar por que a tela de baixo funciona independente da de cima então mexer nas opções não irá congelar o game e se não tomar cuidado você será atingido por inimigos enquanto está distraído.
Options – Em screen layout é possível alterar o tamanho da tela, essa opção é muito importante por que ás vezes a tela do DS corta certos elementos ou bordas do jogo e mexendo nelas podemos deixar o jogo mais ajustado e fácil de jogar. A opção background e sprites options serve para tirar certos elementos da tela ou alterar ás paisagens de fundo, recomendo que não mexam muito aqui ou poderão ’embananar’ o jogo todo, caso façam isso basta marcar a box “automatic ordering” para deixar no modelo padrão. Dentro do menu options a opção speed hacks também é interessante para que ás conversas e vídeos que não podemos pular passem mais rápido.
SPC Junkebox – Li pela web que serve para ajustar o som dos jogos, mas até o momento toda vez que cliquei nela o ds travou e tive de desligá-lo e ligar novamente, se você conseguir usar essa opção, por favor, me avise para que serve através do campo de comentários logo abaixo.
Advanced – Dentro desse campo a melhor opção a ser citada está em GFX Config, dentro dela temos Fix Graphics que é excelente para ajustar o gráfico de jogos quando eles estão meio bugados, é necessário usar essa opção em jogos como Killer Instict e Donkey Kong II. Dentro do menu Advanced também temos a opção Reset que serve para voltarmos para o menu principal do jogo.
Relaxe, você nem precisará ficar mexendo nesse menu. (Foto: Humorama)Caros nintedistas de plantão, isso é tudo que eu tenho para falar sobre esse emulador, deixarei também dois links com informações (em inglês) sobre a compatibilidade de alguns títulos do emulador de SNES para DS, não se preocupe caso não saiba nada de inglês, é possível se orientar nos sites por três cores, a vermelha é de que o jogo não funcionou, laranja ou amarelo para quando funcionou, mas com alguns bugs e verde para quando o jogo funcionou perfeitamente, eis os links:
Pocket Heaven SNEmulDS Compatibility List (caso algum de vocês seja daltônico esse link é o mais indicado por que a palavra “good” aparece ao lado dos jogos sem bugs)
GBA Temp SNEmulDS Compatibility List
Seja um bom jogador (a) e deixe um like e/ou seu comentário no campo abaixo, farei o possível para responder qualquer dúvida postada, bom gameplay para todos.
Fonte: Equipe Mobile Bit