Bem pessoal, a placa de vídeo é um dos componentes mais importantes para a interação entre o usuário e o computador. Esse post irá explicar a diferença entre as placas de vídeo offboard, e as placas de vídeo onboard, e você conhecerá um pouco mais sobre a função do hardware.
Placa de vídeo
A placa de vídeo é responsável pelo que vemos na tela do computado, desde as telas do sistema operacional até mesmo o ponteiro do mouse, ela faz a ligação entre a placa mãe e o monitor. Basicamente, existem dois tipos de placas de vídeo: as que são embutidas na placa mãe, chamadas de onboard e as que podem ser instaladas posteriormente, que são as offboard.
Basicamente, as placas onboard são fáceis de identificar, as peças dela ficam soldadas na placa mãe, e seus conectores ficam bem próximos as entradas USB, PS2 e de outros componentes. Porém, os modelos offboard ocupam slots e aparecem na parte do gabinete reservada para eles. É necessário conhecer ambos os detalhes para definir qual e a melhor opção para determinadas necessidades.
Placas Onboard
Uma das vantagens de se possuir uma placa onboard é que por serem mais comuns, elas são reconhecidas automaticamente pela maior parte dos sistemas operacionais modernos,e por serem simples, consomem bem menos energia e geram menos calor no gabinete.

Já o ponto fraco é que fica por conta da necessidade da memoria e do processador do computador para funcionar. No caso da memória, a parte utilizada é definida no setup do PC, sendo chamada de memória compartilhada. Por causa disso, o processador acaba executando tarefas que seriam da placa de vídeo e há uma queda no desempenho
Placas Offboard
As placas Offboard permitem que o usuário consiga montar sua própria configuração, o usuário consegue definir a quantidade de memória e assim ajustar de acordo com a sua necessidade. Como elas utilizam um processador independente, o resto do computador fica livre para cuidar das outras tarefas, sendo assim, o desempenho do equipamento tem uma melhora significativa. A placa traz suportes a gráficos 3D, que não são encontradas em modelos onboard.
As placas offboard costumam ser caras, então é necessário realizar um certo investimento para possui-las, além do custo, é necessário possui um conector especifico disponível na placa mãe para conectá-la. Em relação a software, é preciso instalar os drivers fornecidos pelo fabricante da placa, o ideal é sempre baixar a ultima versão dos programas da placa, para desfrutar ao máximo de seus recursos.
E você? Qual vai escolher?
Agora que vocês conhecem a diferença das duas placas fica mais fácil saber qual escolher, quem deseja reduzir o custo do computador e não tem foco de jogar avançados ou assistir filmes em alta definição, dá preferencia as placas onboard. Agora aqueles que optam por uma placa offboard precisam decidir a marca e o modelo que vão comprar, de acordo com suas necessidades.
Gostou do artigo? Curta e comente o post, se você quer ver mais noticias sobre tecnologia, clique aqui.