Tecnologia

Fones de ouvido: Saiba o motivo deles ficarem embolados

O fato dos fones de ouvido ficaram embolados acontece com todo mundo e não é uma raridade. Os fones de ouvido sempre embolam dentro das mochilas, bolsas, bolsos e outros locais em que ficam armazenados. Há quem diga que existem duendes mágicos responsáveis por enrolar e gerar nós nos cabos (os mesmos que fazem as palhetas desaparecerem), mas a verdade é que existe uma explicação matemática para todo esse acontecimento.

Uma equipe de cientistas colocaram muitos fios dentro de uma caixa e fizeram com que ela circulasse por alguns lugares, simulando a movimentação que ocorre quando estamos com os fones de ouvido guardados na mochila, por exemplo. Após algum tempo, eles chegaram à conclusão de que as cordas realmente ficaram emboladas. Para ser mais exato, os fios tiveram um total de 3.415 pontos com nós de diversos graus de complexidade, impressionante não?

Fones de ouvido embolados: a explicação científica

 

Fones de Ouvido

Bem, agora vamos explicar isso com conceitos desse processo. Depois de analisar cada nó, os cientistas determinaram que por meio de cálculos de probabilidade a relação entre o tempo de agitação da caixa com o comprimento dos fios para a criação de pontos com esses nós. Eles chegaram à conclusão de que quanto maior os cabos e maior o tempo, mais serão também os nós. Viu só pessoal?

Fones de Ouvido

Por exemplo, eles informaram também que um cabo longo e flexível possui 100% de chances de ser embolado. Tudo isso devido a natureza dos cabos. Devido ao seu formato, à estrutura e à composição, os cabos do fone de ouvido tendem a enrolar e formar espirais — basta deixar um fone de ouvido esticado por algumas horas para você ver esse efeito entrando em ação, o que resulta nos entrelaçamentos que vemos a cada vez que puxamos os cabos de dentro de nossas mochilas ou do nosso bolso.

Fonte: Discover

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of