Tecnologia

Android L: Saiba tudo sobre a mais nova versão Android

Como a equipe do Mobile Bit já havia postando anteriormente , a gigante de buscas aproveitou a Google I/O 2014 para apresentar detalhes sobre a nova versão do sistema operacional Android, chamada Android L.

A nova versão cujo nome é Android L, tem como objetivo quebrar barreiras e oferecer experiências que fujam dos limites de tablets e smartphones convencionais, essa nova versão estará incorporando páginas da internet e experiências oferecidas por desktops tradicionais. Para alcançar esse objetivo, a Google desenvolveu cerca de 5 mil APIs novas que vão ajudar desenvolvedores a perceber como o novo sistema operacional Android funcionará.

Material Design: a nova interface

Utilizando de cores bastante chamativas, a nova interface chamada Material Design usa inspiração em materiais como papel e tinta para realizar a criação de uma experiência integrada que estará abrangendo diferentes meios de interação com o usuário do Android L. Com um visual bem simples e limpo, a nova interface usa recursos que ajudam a dar profundidade para os elementos mostrados pelos smartphones que utilizarão a versão Android L.

A Google está seguindo uma filosofia de design que vai permitir que alguns elementos se expandam e se transformem de forma bastante inteligente. A gigante de buscas tornou mais rápida e inteligente a integração entre elementos pertencentes a diferentes apps, os aplicativos construídos com base na nova versão da SO Android vão poder conversar entre si de maneira bem inovadora, Para isso, o usuário terá de arrastar itens de uma janela para outra para que esse processo seja realizado.

Para tornar suas criações ainda mais atrativas e interativas, desenvolvedores agora podem “brincar” com o valor de elevação de um elemento, trabalhando com sombras reais e fontes de luz dinâmicas. Outra novidade fica por conta da inclusão de uma gama mais variada de animações, que podem ser acionadas a partir de qualquer tela, sejam elas pertencentes ou não a algum aplicativo.

A companhia seguindo uma linha de design que permite que elementos se expandam e se transformem de forma inteligente. Além disso, a companhia tornou mais rápida e inteligente a integração entre elementos pertencentes a diferentes aplicativos — softwares construídos com base na nova versão da plataforma vão poder conversar entre si de maneira inédita, bastando ao usuário arrastar itens de uma janela para outra para que esse processo ocorra.

Inovações Android L

Agora os aplicativos terão uma interação bem maior com usuário Android L (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de tornar as criações dos aplicativos ainda mais atrativas e interativas, os desenvolvedores agora podem alterar o valor de elevação de um elemento especifico, trabalhando com sombras reais e fontes de luz dinâmicas. Uma outra novidade fica por conta da inclusão de uma gama mais variada de animações, que podem ser acionadas a partir de qualquer tela, sejam elas pertencentes ou não a algum aplicativo especifico.

A gigante de buscar também exibiu um sistema de notificações aprimorado, que usa o espaço disponível na tela de bloqueio para mostrar mensagens de email, textos SMS, ligações perdidas e outros itens por exemplo. Qualquer uma dessas opções pode ser dispensada com um simples movimento do dedo, e se o usuário tocar sobre um aviso específico, fará com que ele seja aberto rapidamente no aplicativo correspondente a função.

Já as outras novidades ficam por conta do “Heads Up Notifications”, o sistema interativo que surge quando você está usando algum aplicativo, e do novo conceito de destravamento inteligente — que a partir de elementos como gadgets com conexão Bluetooth, comandos de voz e localizações específicas, o sistema dispensa a necessidade do usuário ter de inserir um código PIN para poder acessar o conteúdo do aparelho.

A interação do Android L e a Internet

Uma das coisas mais interessantes, é que o número de usuários ativos do Chrome que usam plataformas móveis só aumenta, atualmente existem 300 milhões de usuários que usam constantemente o navegador através do aplicativo Android. Por esse motivo, a Google decidiu aumentar a integração entre o Android e a internet. Através da biblioteca Polymer, a empresa permite a criação de páginas que compartilham as mesmas animações, o mesmo visual e a mesma organização apresentados pela nova versão Android L.

Navegador Android L

A interação do sistema operacional com o navegador aumentou! (Foto: Divulgação)

A empresa repensou seu sistema de multitarefas, que agora permitirá o acesso direto a sites de internet a partir da aba recentes do novo SO — o que garantirá a transição mais rápida entre aplicativos e conteúdos online. Uma outra novidade fica por conta de que o mesmo software estará ocupando múltiplos espaços nessa área, cada um deles responsável por permitir o acesso a uma função específica.

O Android L também alterou a maneira como o sistema estará trabalhando com links, que agora têm acesso direto a aplicativos instalados em seu smartphone ou tablet android, este recurso será disponibilizado a todos os desenvolvedores interessados.

Além de tudo isso, agora será possível ter acesso rápido a conteúdos públicos disponibilizados em sua conta na rede social Google+, e uma API integrada faz com que o sistema registre os aplicativos que você utilizou para realizar tarefas anteriormente.

Android L: Desempenho superior

O Android L foi construído para oferecer uma incrível experiência multiplataforma, a nova versão Android é compatível com as arquiteturas ARM, x86 e MIPs e pode trabalhar com sistemas que usam a arquitetura 64 bits. O novo runtime adotado pela plataforma, mais conhecido como ART, vai utilizar ferramentas aprimoradas de detecção e eliminação de lixo e um novo sistema de alocação de memória para melhorar o desempenho de aparelhos e reduzir as pausas de execução testemunhadas pelos usuários, mais conhecidos como “travamentos”.

Battery Android L

O Android L oferece um desempenho superior em comparação com as outras versões (Foto: Divulgação)

Por meio do Android Extension Pack, desenvolvido em parceria com a NVIDIA, Qualcomm, ARM e Imagination Technologies, será possível desenvolver um desempenho gráfico capaz de competir com PCs de alto desempenho. Para isso, serão adotadas técnicas especializadas de tesselação, shaders de geometria e computação e compressão ASTC de texturas.

Android Extension Pack Adnroid L

O Android Extension Pack trará novos recursos (Foto: Divulgação)

Para revelar o potencial oferecido pelo novo sistema em parceria com tablets e smartphones de alto desempenho, a Google exibiu uma pequena demonstração criada em parceria com a NVIDIA. Construído com base na Unreal Engine, o pequeno vídeo mostrou personagens com um nível de detalhes em que há pouco tempo era impossível de se imaginarem uma plataforma móvel, sendo animados em tempo real de uma maneira bem veloz.

Android L: O consumo de bateria

Parece que a gigante de buscas também está preocupada com o consumo energético, visto que isso é uma das maiores preocupações de donos de aparelhos mobile, a companhia anunciou o Project Volta, um recurso que será integrado ao Android L. Esse recurso terá como objetivo, aprimorar a maneira como subsistemas vão lidar com a bateria dos gadgets, essa novidade incluiu a ferramenta de medição Battery Historian, que faz um relatório completo da maneira como um smartphone ou tablet lida com a bateria disponível.

Battery Historian Android L

O Battery Historian trará um histórico completo do uso da bateria dos aparelhos (Foto: Divulgação)

A empresa também desenvolveu a Job Scheduler API, que dá aos desenvolvedores um grau de controle nunca antes visto sobre a maneira como seus aplicativos lidam com recursos do sistema, isso inclui o uso do rádio integrado ao sistema.

E para finalizar, também foi adicionado um novo modo de economia de bateria que pode ser acessado de forma manual ou configurado para ser acionado automaticamente dependendo da condição em que se encontra o seu gadget Android. De acordo com a Google, a solução garante até 90 minutos a mais de conversação em aparelhos Nexus 5 usados em testes internos.

Google Play: Inovações na loja de apps

E para completar o lançamento da nova atualização, a Google também anunciou algumas mudanças na maneira como a Google Play Store funciona. Segundo a empresa, o sistema que garante uma nova versão do sistema do serviço a cada 6 semanas vai ser usado para distribuir novas atualizações de segurança de forma automática ao Android L.

Também serão adicionados novos controles de privacidade, já que as experiências se aproveitam da conexão entre gadgets com características diferentes, que prometem estar cientes do contexto em que o usuário utiliza cada uma das opções que são disponibilizadas. Ou seja, o sistema deverá adicionar um suporte a uma gama ainda maior de comandos de voz, tudo isso tomando como base o que é oferecido pela companhia.

Muito mais por vir

Segundo a gigante de buscas, o que foi apresentado durante a Google I/O 2014 será apenas o começo de que o Android L irá oferecer, o que reforça a afirmação anterior de que este foi o maior lançamento da história do sistema operacional. O código incompleto da nova versão já foi disponibilizado aos desenvolvedores, e vocês irão conferir muitas novidades a respeito dessa nova versão aqui no site.

somente Android L

Sem duvida, o Android L foi o maior lançamento do sistema operacional até agora (Foto: Divulgação)

A versão finalizada da atualização deve ser disponibilizada ao público no dia 22 de setembro e vai até 21 de dezembro. Até lá, ainda estamos na expectativa de que a companhia divulgue ainda mais informações sobre sua nova plataforma, incluindo seu nome oficial (Lollipop e Liquorice são algumas das opções cogitadas, bem, apostamos em Lollipop) e possivelmente seu número específico.

E você, o que achou dessa atualização? Está animado para o seu smartphone ser atualizado? Deixe um comentário!

Fonte: Google

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of