Tecnologia

Segurança: Navegue de modo seguro em seu smartphone Android

Redes sociais, com toda a sua popularidade, são o alvo atual dos criminosos virtuais. Mas as pessoas por trás do roubo de informações não costumam ficar parados em apenas uma fonte de lucro. O crescimento no uso de dispositivos móveis está transformado tablets e celulares na “bola da vez” do crime digital. Mas, mesmo assim, há muitas maneiras de se proteger, basta não bobear e seguir algumas “regras” e informações, que você pode encontrar aqui no Mobile Bit.

Federico Pacheco, gerente de Educação e Investigação da ESET América Latina – empresa especializada em segurança da informação – anunciou uma pesquisa um tanto quanto perturbadora sobre esses dispositivos, o executivo relatou:

“Mesmo que 96% dos usuários de dispositivos móveis se digam preocupados pela segurança de sua informação, 74% declarou não utilizar nenhuma solução antivírus ou de segurança. Os smartphones e PCs de bolso são os novos alvos de ataque que os usuários muitas vezes não se dão conta de que, como qualquer dispositivo com acesso a internet, estão expostos diariamente a uma inumerável quantidade de ameaças virtuais”

Basta estarmos conectados à internet para que algum tipo de ameaça venha atrapalhar a nossa tranquilidade. Na Google Play Store você encontra opção de antivírus que pode ser um aliado na luta contra problemas em seus aparelhos. Além disso, Pacheco oferece algumas dicas que podem ajudar a proteger os dados em celulares e tablets.

Dicas para aumentar a segurança no Android:

Segurança: Navegue de modo seguro em seu Android

Muitos usuários estão procurando uma forma de proteger os seus dados pessoais (Foto: Divulgação)

1- Ative o acesso ao dispositivo através do PIN (Número de Identificação Pessoal). Esse código serve para protegê-lo contra uso não autorizado. Se o equipamento permitir, crie também uma senha para o seu desbloqueio, de forma que se impeça seu uso por parte de terceiros assim como o acesso aos dados armazenados em caso de perda ou roubo.

2- Realize uma cópia de segurança dos dados do dispositivo. Isso permitirá manter em segurança os dados da agenda, fotos, vídeos, documentos armazenados, downloads e outros, para que possam ser restaurados em caso do celular ser infectado ou ocorra algum incidente de perda de informações. Geralmente, os celulares vêm acompanhados com programas que permitem a gravação desses dados. Confira com o fabricante do seu aparelho.

3- Ative as conexões por bluetooth, infravermelho e Wi-Fi somente quando for utilizá-las, de forma que não se convertam em portas de acesso para possíveis criminosos. Se o modelo permitir, estabeleça senhas para o acesso ao dispositivo através destas conexões.

4- Confira se o seu computador está livre de vírus antes de conectá-lo ao celular. Eles podem transmitir vírus aos telefones.

5- Não insira cartões de memória no dispositivo sem ter comprovado antes que estão livres de arquivos infectados com algum tipo de código malicioso.

6- Só faça downloads de aplicativos de sites de confiança ou lojas oficiais (como por exemplo Apple Store, Ovi da Nokia, etc). As mesmas devem estar sempre certificadas pelos fabricantes.

7- Não entre em links enviados através de mensagens SMS/MMS não solicitados e que resultem no download de conteúdo no equipamento.

8- Desconecte sempre os serviços de web que exijam senha antes de fechar o navegador web.

9- Instale um antivírus que lhe permita a detecção de ameaças no celular, de forma que impeça a execução e transmissão a outros equipamentos.

10- Anote o número IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel) de seu telefone. Este número, único para cada dispositivo móvel em todo o mundo, permite às operadoras desativar o telefone em caso de roubo, inclusive se for trocado o chip SIM. Para ver o código, digite *#06#. O telefone devolverá o código IMEI.

Esse procedimento vai ajudar você usuário a proteger os dados do seu dispositivo móvel, seja ele um smartphone ou tablet, e você? Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Esse artigo foi uma contribuição da colaboradora Nicolli Pereira, Obrigado pela excelente contribuição Nick! =D

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of