Tecnologia

O que é mAh? Entenda o significado disso nas baterias de smartphones e tablets atualmente

Hoje em dia os equipamentos eletrônicos estão cada vez mais tecnológicos, os aparelhos vem recebendo ainda mais funções para facilitar o uso desses dispositivos no dia a dia. No caso dos smartphones e tablets, é possível perceber que apesar da quantidade enorme de funções que eles possuem, a autonomia da bateria não é uma das melhores, principalmente se compararmos com os celulares antigamente.

Isso mostra que cada vez que são lançados smartphones com maior potencia e recursos, é necessário aumentar a capacidade da bateria. E o usuário vai perceber isso pelo aumento dos amperes, que é indicado pela notação mAh — que você pode conferir nas especificações técnicas dos dispositivos postados não só aqui no Mobile Bit como nos sites das fabricantes.

Logo abaixo você poderá conferir o significado disso na bateria dos seus smartphones e tablets:

A notação mAh é uma unidade para a medida das capacidades da bateria tanto de smartphones quanto dos tablets atuais, ela se refere a “miliampere-hora“. Basicamente quanto maior o valor indicado, maior será a duração da bateria do seu dispositivo móvel.

O que é mAh? Entenda o significado disso nas baterias

A notação mAh é uma unidade para a medida das capacidades da bateria tanto de smartphones quanto dos tablets atualmente (Foto: Divulgação)

Para exemplificar, uma bateria de 3900 mAh como a do Motorola Maxx tende a durar mais tempo do que uma carga do Samsung Galaxy S5, que tem a capacidade de 2800 mAh. Só que na pratica existem outros fatores que vão definir a quantidade de energia que cada um desses aparelhos vai consumir, revelando assim qual será a duração de bateria de ambos os dispositivos.

Um desses fatores é descobrir o quanto o dispositivo consome em miliampere, pois apesar da grande capacidade da bateria de alguns dispositivos, um alto consumo de corrente elétrica pode fazer com que a bateria do seu smartphone ou tablet não dure muito.

Para exemplificar vamos pegar o Samsung Galaxy S5 com a sua bateria de 2800 MaH, para descobrirmos o quanto esse dispositivo consome de corrente elétrica iremos dividir os 2800 MaH pelas 390 horas de duração em Stand By, que daria o valor aproximado de 7,17 mA de corrente elétrica.

O que é mAh? Entenda o significado disso nas baterias de smartphones e tablets atualmente

A formula envolve dividir a capacidade da bateria (mAh) pela duração em stand by (Foto: Divulgação)

Isso vale tanto para tablets e smartphones, caso você adquira dispositivos com carga semelhante mas com especificações técnicas diferentes, diferenciais como resolução de tela e processador vão impactar diretamente no consumo de energia do aparelho.

Ao todo a experiencia de uso do dispositivo vale muito mais do que os dados divulgados pela própria fabricante a respeito da bateria do gadget. Caso compre um smartphone ou tablet procurando uma maior duração de bateria, não esqueça de que a capacidade da bateria não é tudo e que existem diversos outros fatores que contribuem para que seu aparelho dure ainda mais longe dos carregadores.

O que é mAh? Entenda o significado disso nas baterias de smartphones e tablets atualmente

E você? Que critério usa para adquirir um smartphone? (Foto: Divulgação)

Mas e você? Qual o seu critério para comprar smartphones? Não se esqueça de deixar um comentário e compartilhar o artigo nas redes sociais!

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of