Tecnologia

Saiba como a internet ajuda você a driblar crises financeiras

Em momentos de crise precisamos procurar soluções alternativas, por sorte a internet e novos modelos de negócios que nasceram com ela vieram facilitar nossas vidas e nos ajudar a poupar um pouco. Confira aqui como usar a internet para passar por momentos de crise econômica:

1 – Controle suas finanças

como driblar a crise financeira com a internet-2

O primeiro passo para economizar é saber onde você está gastando. Existem diversos aplicativos para celular que podem ajudar você a controlar suas despesas. Entre eles destaca-se o Guia de Bolso, que em 2014 foi eleito o melhor aplicativo nacional de controle financeiro.

Com ele é possível sincronizar a sua conta de Internet Banking, o que faz com que o aplicativo já categorize automaticamente todas suas transações e gastos. Ele fornece a você um relatório muito preciso de suas despesas e ajuda você a criar metas para conseguir economizar mais dinheiro.

Em tempos de crise é essencial saber poupar e essas novas tecnologias nos auxiliam a fazer isso de uma maneira mais inteligente.

2 – Cancele a TV a cabo

Quando a crise chega, ela eventualmente força você a cortar algumas despesas. E hoje em dia, com a internet, um dos lugares mais fáceis para começar a economizar é com a assinatura da TV a cabo. O site da maioria das emissoras já disponibiliza boa parte de seus conteúdos online gratuitamente. E para o resto dos programas, filmes e séries, sites como o Netflix já substituem boa parte tudo que você assiste na televisão convencional de maneira muito mais barata e acessível.

3 – Economize na conta de telefone

como driblar a crise financeira com a internet-3

Existem várias alternativas que você pode usar ao invés de ligar para as pessoas. Provavelmente o aplicativo mais comum para poder falar com outros é Whatsapp que permite que você faça chamadas de voz sem a necessidade de pagar nada.

Outras opções são o Hangouts do Google, Skype e até mesmo o Facebook; todos eles fornecem serviços de voz similares que substituem com facilidade a maioria das ligações telefônicas. Tudo que você precisa é de uma conexão à internet.

Mas é claro que não adianta economizar nas ligações e gastar o seu plano de dados. Para economizar na internet no celular, existem vários aplicativos que buscam por redes sem fio gratuitas, como Praça Wifi Livre, em São Paulo. A crise pode trazer diversos problemas, mas a comunicação, definitivamente, não é um deles.

4 – Aprenda a cozinhar

como driblar a crise financeira com a internet-4

Com a alta do dólar, não é só o preço do iPhone e da passagem a Miami que vão aumentar. A moeda americana também afeta o setor de alimentos, que também sofre com a inflação. Isso significa que comer em um restaurante pode se tornar um luxo para muitos.

Mas isso não quer dizer que você deva parar de comer bem. Ao invés de ir à pizzaria, porque não fazer uma massa de pizza em casa? A internet está recheada de sites com receitas e dicas de cozinha, hoje em dia qualquer um pode aprender a cozinhar com a maior facilidade. Existem muitos também são uma ótima maneira de desenvolver seus dotes culinários e comer bem mesmo nos tempos de crise.

5 – Faça você mesmo

como driblar a crise financeira com a internet-5

A cozinha não é o único lugar onde você pode economizar dinheiro colocando a mão na massa. Na internet é possível adquirir as mais variadas habilidades para realizar você mesmo basicamente qualquer tarefa. Blogs do tipo “faça você mesmo” ensinam você a costurar, fazer a própria maquiagem, cortar o cabelo ou até mesmo trocar o óleo do seu carro.

Outra maneira de adquirir novas experiências é por meio do site bliive, uma rede social de troca de conhecimentos, onde você pode receber todos os tipos de aula como de línguas, filosofia, violão, etc. sem pagar nada, tornando-se assim mais auto-suficiente e economizando uma boa grana.

6 – Economize na hora de comprar

como driblar a crise financeira com a internet-6

A internet é uma ferramenta muito poderosa na hora comprar, com ela está cada vez mais fácil pesquisar preços. Sites como zoom, shopping UOL e buscapé ajudam você a encontrar sempre as melhores ofertas. Sem contar que a maioria dos grandes e-commerce conseguem oferecer preços mais competitivos ao venderem on-line.

É sempre uma boa, principalmente em tempos de crise, pesquisar na internet o produto que você deseja antes de comprá-lo. Além disso, vale a pena considerar objetos usados em sites de trocas como descolaAi e brejos onlines como o enjoei, ambos são uma excelente maneira de pagar menos pelo o que você procura.

7 – Viaje por menos

como driblar a crise financeira com a internet-7

Mesmo com a alta do dólar é possível viajar de forma econômica. Assim como na hora de comprar produtos, pesquisar pelas passagens aéreas mais baratas é muito simples em sites como momondo, voopter e skyscanner. Encontrar um bom seguro viagem também é fácil. Se você tiver flexibilidade com datas, mesmo com a crise é possível chegar a qualquer destino. E quando você chegar lá, sites como Airbnb e sites de couchsurfing podem ajudar você a arranjar uma estadia por um preço muito baixo ou até mesmo de graça.

Crises econômicas são um período difícil para todos, mas com um pouco de criatividade e disposição é possível superá-las ou pelo menos contornar alguns aspectos enquanto ela não passa.

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone