Tecnologia

TIM, Vivo e Oi começam a compartilhar antenas 4G

As operadoras TIM, Vivo e Oi firmaram um acordo em que vão compartilhar as suas antenas de rede celular para cobrir 136 municípios até o final desse ano. Essa prática vem se tornando muito comum em alguns países, e isso também incluí o Brasil, nesse artigo citaremos mais detalhes a respeito dessa novidade.

Por meio do reaproveitamento da frequência de 1.800MHz, a TIM já está cobrindo mais de 300 municípios, a operadora agora participa de um acordo aprovado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em que ocorrerá um compartilhamento de antenas entre a Oi e a Vivo, que correspondem a faixa de 2,5 GHz.

O novo acordo quer que 136 municípios sejam cobertos pelas três operadoras até o final de 2015, o que na prática é o mesmo que daqui a três semanas. Para os curiosos de plantão, a Claro não está participando esse acordo, porém, possuí um acordo de compartilhamento com a Vivo e é líder em cobertura 4G no país (ela cobre cerca de 47% da população).

smartphone oi tim vivo 4g compartilhamento antenas-2

Esse acordo será benefício para os usuários que não tem acesso a conexão 4G (Foto: Divulgação)

Quem ainda não possuí acesso a rede 4G vai sair ganhando com esse acordo entre as operadoras, tudo isso sem nenhum custo adicional. Até o momento a Anatel redefiniu a meta para a cobertura LTE três vezes, a primeira delas antes da Copa do Mundo de 2014.

E você? Acha que a TIM, a Vivo e a Oi vão conseguir cobrir os 136 municípios até o final desse ano? Deixe seu comentário logo abaixo!

via G1

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of