O jogo foi desenvolvido pela IntiCreates que foi responsável pelo desenvolvimento do Megaman Zero e Megaman ZX Advent e foi distribuído pela CAPCOM em 2008, o game é uma mesclagem de Megaman Zero com Metroid (no quesito exploração). Ele é um ótimo jogo pra quem procura matar a saudade dos velhos games da Serie Megaman X.
Sei que é meio tarde pra fazer uma análise desse game já que ele foi lançado lá pra 2008 e cá estou eu em pleno ano de 2016 fazendo a sua análise,mas tudo tudo isso pelo seguinte motivo: Megaman ZX não teve muito reconhecimento e foi esquecido pela comunidade gamer.
Sendo assim, me senti obrigado a fazer uma “mini” análise dessa maravilha! Sou Edian Martins e hoje eu trago uma pequena review desse game bastante querido por mim, o Megaman ZX.
Megaman ZX – História
Logo de inicio você nota que nos podemos escolher entre uma garota e um garoto sendo uma grande novidade na série, a garota se chama Aile e o garoto se chama Vent.
Vent e Aile

No início do jogo é mostrado que os nossos heróis perderam suas mães em um ataque de Mavericks. Os dois trabalham com Giro na sua empresa Giro Express, especializada em entregas de produtos, sejam eles legais ou ilegais.
Os dois apresentam uma aparência similar a de irmão gêmeos entretanto nada prova que eles realmente são irmãos, pois o Enredo explica somente que ambos perderam a mãe.

A história começa com você e seu chefe, Giro, os dois foram submetidos a fazer entrega de dois Biometais Modelo X e Z, o modelo X é como se fosse o Megaman X só que em um tamanho menor, já o Zero também é a mesma coisa. (pouparei comentários sobre quem são essas duas figuras).
Como esses dois objetos são valiosos os Mavericks (vulgo “vilões”) querem roubá-los para levar para seu chefe Serpent, dono da empresa Serpent LTDA, que possui objetivo de “proteger” as pessoas de ondas de surto de Mavericks, mas como vocês vão descobrir isso é tudo papo furado dele, ele deseja mesmo é que tudo mundo morra!
Curiosidade: Todos os Biometais foram feitos pela Ciel no Megaman Zero. Pra quem não sabe, esses biometais são miniaturas dos guardiões, no nosso caso e X e Zero, já que todos eles foram armazenados em uma especie de “recipiente”, podendo ser utilizados por uma pessoa, mas para é necessário apresentar os requisitos para poder usá-los.

Então a entrega foi atacada pelo grupo de vilões, os Mavericks, os robôs começam a atirar pra tudo que é lado, e um desses disparos acerta umas das motos de entrega que carregava o modelo X, fazendo ela explodir e você voar para bem longe, juntamente com o modelo X.
Lá embaixo Vent se levanta e lá nos somos apresentados a uma personagem peculiar, Prairie, irmã da Ciel. Que por sinal é a aquela garotinha que ficava segurando aquele ursinho no game Megaman Zero! ( Plot Twist)

Depois de uma longa conversa, chegamos no primeiro boss, ao qual eu não faço a menor ideia de como ele se chama… Orochimaru talvez? Sem opções, o Modelo X nos escolhe como o seu Guardião, emprestando o seu poder para proteger a Prairie das garras dessa maldita víbora, logo após nos apresentar a uma CG incrível do nosso personagem se transformando com o biometal, aproposito essa transformação lembra vagarosamente Power Rangers.


A partir daqui o enredo vai se desenrolando bastante, e claro, também vem os tão temidos spoilers! Então irei parar por aqui, e o resto da jornada será com você caro player. Veja pelo lado bom, já da para ter uma pequena noção no que o jogo oferece, sem enrolações vamos para a sua jogabilidade!
Megaman ZX – Jogabilidade
Ao contrario dos outros jogos da saga, nos podemos alterna entre os modelos ZX, HX, PX, LX e FX, deixando a nossa gameplay extremamente intuitiva e divertida de um certo modo. Cada um dos modelos apresentando sua individualidade tornando-se assim útil para determinada tarefa na qual o jogador deve cumprir durante a sua aventura.
Exemplos:
HX- Pode voar pelo cenário e pode identificar a vida dos inimigos.
PX- O jogador tem a capacidade de atirar varias rajadas de Shurikens e também enxerga melhor no escuro.
ZX- A fusão do Z e X, e o mais pé no chão, ele atira e ataca com a sua espada.
FX- Pode programar a direção para efetuar os tiros usando a parte debaixo da tela do Nintendo DS.
LX- Ele tem bastante locomoção em baixo da água.
Os controle são bem simples (como de costume), nós pulamos, atiramos e damos o famoso Dash. A tela debaixo do DS é praticamente inútil, tendo em uso somente com os modelos FX e HX.
Megaman ZX – Efeitos Sonoros

Em relação aos efeitos sonoros, nada a desejar, as faixas são ótimas, combinam com o clima e ficam nas nossas cabeças iguais as musicas antigas das séries passadas. Já os efeitos são bastante similares ao do Megaman Zero principalmente os efeitos de corte e explosões. A única musica que eu não curti muito, na minha opinião, foi a da cidade.
Megaman ZX – Gráficos
Ele mantem o mesmo aspecto do Megaman Zero só que com efeitos de iluminação e destruição diferentes. Os cenários foram extremamente caprichados dando um charme a mais no jogo. E tem algo que se difere bastante do comum, são as suas Cutscenes, com uma pegada bastante parecida com anime.
O game apresenta em torno de 4 CGs. Vale ressaltar que o Megaman Zero é de GBA (Game Boy Advanced), logo é inferior ao DS, mas mesmo assim os desenvolvedores decidiram manter o mesmo motor gráfico no ZX.
Megaman ZX – Conclusão
Megaman ZX cumpre muito bem o seu papel de sucessor da série zero, visuais, efeitos sonoros, musicas, tudo remete a série zero como a série X, tendo o seu diferencial. Tanto que em 2009 saiu a sua continuação conhecida como Megaman ZX Advent.
Se você curtiu essa mini review, deixe seu comentário logo abaixo, quem sabe nós trazemos uma análise completa desse game! Logo abaixo vocês vão ficar com algumas curiosidades.
Megaman ZX – Curiosidades
- Na Área C-3 é possível encontrar dois irmãos gêmeos com carts cada um, um dos carts é um cão-robô bastante parecido com Rush transformado em cart, outro é um Cart muito parecido com o usado por Proto Man no jogo Mega Man: Battle and Chase.
- A missão na Área D-2 é bastante similar a primeira fase de Mega Man X, com inimigos similares. Foi uma homenagem a série X.
- Em um depósito de lixo da Área C é possível encontrar o item Tank, da série clássica.
- Praire guarda um Tank em seu quarto, aparentemente como uma relíquia que ela encontrou.
- A luta entre Vent/Aile contra Giro, seguido de sua morte é similar aos acontecimentos de Mega Man X5, em que X e Zero duelaram entre si.
- Omega Zero volta, agora com a possibilidade de se transformar nele através do model O, isto só pode apenas ser feito no normal e hard mode derrotando Omega Zero.
- Praire possui uma pilha de brinquedos que representam Pantheons (modelo de Sniper Joe da série Zero), Gollens, Cyber Elfs e os 4 Guardiões de Neo Arcádia, que ela guardou como possíveis lembranças de infância dela. Além disso no quarto dela possui uma foto de Zero e outra de Ciel.
- Os corpos de Aztec Falcon, Children Inarabitta, Hyleg Ouroblocke, chefes da série Mega Man Zero, podem ser encontrados em algumas fases.