Tecnologia

CNH Digital é disponibilizada para São Paulo e já pode ser solicitada

Na última quinta-feira (22) os condutores do Estado de São Paulo receberam acesso à CNH Digital, que possui o mesmo valor jurídico do documento impresso, facilitando a identificação para os condutores e também para os agentes de trânsito.

A autenticidade pode ser comprovada pela assinatura via certificado digital do emissor ou mesmo via leitura QR Code. A Soluti, empresa especializada em segurança e Certificação Digital, desenvolveu ainda uma solução que serve de apoio para a entrada em vigor da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), o S.DNA.

A ferramenta reúne informações pertencentes a um indivíduo, empresa ou produto através de um Certificado de Atributo, que reúne os dados do usuário via autenticação, além de possuir um recurso de comunicação de dados, que compila informações sobre um determinado usuário ou empresa para acesso à terceiros, isso via QR Code.

Vale ressaltar que as novas carteiras de habilitação passarão a usar o código na parte interna do documento, permitindo a leitura através da câmera de um smartphone, o que é fácil, acessível e evita fraudes.

Vantagens da CNH-e

O certificado digital é a identidade do condutor, onde é integrada na CNH-e e armazena todas as informações da carteira impressa, o que garante a autenticidade do documento, sendo mais prático, cômodo e seguro.

Carteira Nacional de Habilitação Digital está disponível para São Paulo. (Foto: Divulgação)

Mesmo que você não solicite a CNH-e, ela estará armazenada em um servidor seguro de cada Detran, para uso de agentes de trânsito e outros que necessitem verificar a autenticidade das informações em comparação com o documento físico que lhes for apresentado, o que evita fraudes.

Os condutores podem utilizar o documento de forma física ou digital, visto que o documento é de porte obrigatório, isso facilitará muito em casos onde o motorista pode ter esquecido o documento em casa, evitando multa. Para os agentes de trânsito, haverá maior facilidade, podendo consultar os dados da carteira apresentada através da leitura do QR Code.

Como Adquirir a CNH-e

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica só pode ser gerada para quem tem a última versão da CNH impressa, pois essa conta com um QR Code, único para cada carteira emitida. As carteiras emitidas a partir de 02 de maio de 2017 já contam com o código.

É importante verificar se o serviço está disponível em seu estado, caso esteja, é possível realizar um cadastro no site do Denatran (processo deve ser finalizado pessoalmente no Detran) ou, realizar todo o processo no site.

Condutores já podem solicitar a CNH Digital e aproveitar seus benefícios. (Foto: Divulgação/Denatran)

Com um endereço de e-mail e um número de celular cadastrados no Denatran, é necessário baixar o app CNH Digital no seu smartphone, disponível gratuitamente para Android e iOS. Por último, é necessário adquirir um Certificado Digital (pago) que permitirá que todo o procedimento seja feito na internet. É necessário um cadastro no Portal de Serviços do Denatran, onde será criado um PIN de segurança.

Por questões de segurança, a CNH-e é vinculada com apenas um smartphone por vez, então em caso de perda ou roubo, é necessário informar o novo aparelho (com a mesma senha de acesso) ao Portal de Trânsito para desbloqueio, assim que este ocorrer, a CNH Digital do aparelho antigo será bloqueada automaticamente.

E aí, já solicitou sua CNH-e? Comente!

Sobre o autor

Matheus Henrique é o Fundador e o Content Manager do Mobile Bit. Profissional na área de gerenciamento e criação de web sites na internet, também trabalha na publicação de notícias do site.
    Posts Relacionados
    Tecnologia

    TIM: Operadora está em nova parceria com plataforma Descomplica

    Tecnologia

    Windows 10 Insider - Recurso HyperV chega para mais processadores

    Tecnologia

    Procurando uma Smart TV 4K? Conheça os benefícios das TVs Samsung

    NotíciasTecnologia

    O que é VoLTE? Saiba para que serve isso no seu smartphone

    Comentários

    avatar
      Inscrever  
    Notify of