Se você usa os planos diários de dados das operadoras e teve seu saldo descontado indevidamente vai gostar muito dessa boa notícia.
A Anatel determinou que as operadoras serão obrigadas a ressarcir em dobro o consumidor se ele reclamar que foi cobrado pelo 4G em dias que ele não foi utilizado.
Essa decisão foi tomada devido a alta quantidade de reclamações sobre cobranças indevidas desses serviços não contratados. A Anatel informa que a responsabilidade é das operadoras caso seja cobrada uma tarifa de um consumidor que não usou a internet.
Normalmente o cliente só descobre a cobrança indevida depois de checar o extrato da linha ou quando o seu saldo pré-pago acaba.

A respeito desses assuntos como já é de se esperar, as operadoras de telefonia sempre enrolam para dar uma resposta definitiva.
A única operadora que detalhou mais a respeito do seu procedimento foi a Vivo, que não cobra os primeiros 100 Kb dos seus clientes e os orienta a mudar para o 3G para evitar o consumo de franquia.
A Anatel orienta o consumidor que passa por esse problema a entrar em contato com a agência, que resolverá a situação. Para isso é necessário anotar o protocolo ao pedir o estorno, essa cobrança pode ser contestada por até três anos.