O que é o barramento PCI-Express?

pci express

Se você acompanha o segmento de tecnologia, sem duvida já deve ter ouvido falar do PCI-Express. Geralmente ele é relacionado a placas de vídeo, tanto é que esse nome aparece quando você vai comprar uma delas, informando que o tipo de conexão utilizada é justamente essa.

Mas o que é o PCI-Express? É o nome dado ao barramento encontrado em placas-mãe, usado como entrada para placas de expansão gráfica, de som e também de rede. Agora vamos falar um pouco sobre como ele surgiu e os diferentes modelos.

Como PCI-Express surgiu

pci express placa antiga
Barramento em placas mais antigas.

Se você reparar bem na sua placa-mãe, notará que existem linhas que percorrem toda a superfície. Essas linhas são chamadas de trilhas e por meio delas, que os dados percorrem a placa-mãe e chegam as diferentes peças instaladas.

As trilhas passam dos conectores de placas e outros componentes, levando os dados coletos para os diversos setores que existem por ali. Os barramentos PCI e AGP eram antes os responsáveis por serem as entradas para as placas de vídeo, som e rede em PCS.

Porém, com o aumento de trafego de dados e a necessidade de uma evolução, essas conexões acabaram se tornando insuficientes e é exatamente ai que o PCI-Express entra.

A Intel desenvolveu esse barramento que além de ser mais veloz que o PCI e o AGP, padronizou no mercado o tipo de conectores de placa de vídeo, som e rede.

Tipos de PCI-Express

pci-express-slots

É claro que os barramentos PCI-Express iriam evoluir com o passar dos anos, e atualmente ele está disponível em segmentos que vão de 1x até 3x, mas vemos apenas modelos até 16x. Esses números indicam os caminhos utilizados para a transmissão dos dados.

Temos três tipos de barramentos PCI-Express disponíveis hoje, a única diferença nesse caso é a velocidade da transmissão de dados entre a placa de expansão e do computador.

Na prática, isso quer dizer que uma placa de vídeo conectada a um conector PCI-Express 3.0 pode funcionar também em um do tipo 1.0. O que muda é a quantidade e velocidade de dados enviados.

PCI-Express 1.0

 Modelo lançado em 2004 com 16 caminhos de transmissão de dados (16x), onde um slot PCI-Express pode realizar o tráfego de até 4 GB/s.

PCI-Express 2.0

Lançado em 2007, onde tivemos um aumento de desempenho e envio de dados, com 16x, os slots PCI-Express 2.0 alcançam até 8 GB/s, podendo chegar até 16 GB/s caso seja um conector 32x.

PCI-Express 3.0

O modelo atinge 1 GB/s por faixa de dados, podendo chegar até 16 GB/s. A primeira placa gráfica a utilizar o potencial do barramento foi a Radeon HD 7970, da AMD, lançada em janeiro de 2012.

PCI-Express 4.0

PCI Express 4.0 ou, simplesmente, PCIe 4.0 é a quarta geração do padrão. Em uma interface de 16 vias, o PCIe 4.0 deve permitir até 32 GB/s (gigabytes por segundo) de largura de banda entre o sistema e o periférico montado no slot. O valor é o dobro do PCIe 3.0, limitado a 16 GB/s.

O ganho também reflete nos PCIe com menos vias: em x1, serão 2 GB/s; em x2, 4 GB/s; conexões x4 (comuns em SSDs) chegarão a 8 GB/s; e interfaces de oito vias, a x8, serão de 16 GB/s no PCIe 4.0.

PCI-Express 5.0

pcie 5.0

Ainda não chegou “oficialmente” ao mercado, mas a promessa é de mais velocidade na transferência de dados: até 128 GB/s (gigabytes por segundo).

Conclusão

Para concluir, o PCI Express é o nome dado aos barramentos da placa-mãe que servem como entradas para placas de expansão (placas de vídeo, som e rede) e realizam a transmissão dos dados para o computador.

E até o momento temos cinco gerações do barramento, onde a mudança envolve a velocidade. Futuramente poderemos ter mais, e quem sabe o que o futuro nos reserva.