Uma startup americana, composta por apenas 6 pessoas, desenvolveu um novo conceito de chuveiro que promete, além de oferecer uma experiência diferente ao tomar banho, reduzir 70% do consumo de água durante o banho. O produto utiliza diversos pequenos jatos para criar um fino spray de água para molhar o corpo. A novidade faz com que a área de contado da água seja 10 vezes maior em relação aos chuveiros convencionais, por isso consegue limpar mais, com menos água.
Sua campanha no site de crowdfunding, KickStarter, bateu a meta de 100 mil dólares em apenas 8 horas após o lançamento. Em 36 horas o valor arrecadado já havia passado de 1 milhão de dólares. E com cerca de 20 dias restando, o projeto já conta com mais de 2 milhões de dólares em contribuições. Entre as pessoas que apoiam a iniciativa estão Timothy Cook, CEO da Apple e Eric Schmidt, diretor do Google.
O site da empresa mostra que além do design elegante e sofisticado, a instalação do chuveiro é simples e prática e pode ser feita por qualquer um sem o auxílio de um encanador. Embora a produção em escala comercial não tenha começado ainda, até o dia 11 de setembro de 2015, é possível pré-ordenar o produto pelo site do KickStarter. A entrega para quem pedir agora está prevista para maio de 2016. E a boa notícia é que eles enviam o produto para o Brasil, a má é que os únicos chuveiros que ainda estão disponíveis são os lotes com 40 peças que custam cerca de 10 mil dólares no total, o que pode ser um bom investimento se você é dono de um clube ou academia de ginástica.
Já é possível encontrar uma série de novas tecnologias sustentáveis no mercado e o potencial lucrativo desses produtos é uma prova de que ideias que visam à preservação dos recursos do planeta podem colaborar também financeiramente.