Logo após ser lançado no Brasil, Pokémon GO deixou muitos jogadores brasileiros confusos pela grande quantidade de ginásios com treinadores de nível perto de 30 e pokémons com CP acima de 2000, e não estamos falando de muito tempo após o lançamento, mas de alguns minutos, e quem joga sabe bem que alcançar isso não é assim tão rápido.
Mais tarde foi descoberto que esses usuários só chegaram a esse nível por meio de trapaça, burlando os GPS de seus dispositivos móveis de uma maneira que possam jogar como se estivessem em outro país. Devido a isso, foi iniciado uma campanha de conscientização para incentivar os demais jogadores a denunciar esses usuários trapaceiros, e agora esse pedido foi atendido.
Atendendo às denúncias, hoje a Niantic iniciou uma “limpa” nos servidores. Segundo alguns usuários, vários jogadores que haviam burlado as normas já não estão mais presentes no game.

Vale lembrar que não há necessidade de ficar com receio por isso caso você esteja em um level alto mas não trapaceou, pois a Niantic está sendo bastante justa, analisando os perfis e histórico dos jogadores para reter informações geográficas que indicam que o sistema foi burlado. Históricos onde o usuário foi de um país a outro em poucos minutos, por exemplo, são os que estão sendo punidos.
Ressaltamos também aos usuários que não denunciem contas deliberadamente, pois isso vai dificultar o trabalho de identificação das contas por parte da Niantic, portanto denunciem aqueles que vocês realmente creem que usaram de trapaça.